Obra de reparo da parede da barragem de Jati, no Ceará, vai levar até 10 dias, diz Ministério


A obra de reparo na parede da barragem onde um duto rompeu na sexta-feira (21) em Jati, no Sul do Ceará, pode levar até 10 dias, segundo Tiago Portela, representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). "O período para recompor a parede, o talude da barragem, vai ser de 7 a 10 dias", disse.

 A barragem faz parte do Eixo Norte da Transposição do São Francisco inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho. O rompimento ocorreu um dia após a abertura da comporta de um canal que recebe água da transposição, evento que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O jato d'água provocado pelo vazamento atingiu a parede da barragem.

O rompimento causou pânico à população da região e duas mil pessoas precisaram deixas as residências em um raio de 2 km. 

Segundo Portela, a recuperação da barragem está sendo feita em duas partes. “O primeiro momento é a recomposição do talude, que sofreu decomposição por causa do jato d’água do rompimento do duto. É isso que a gente tá fazendo, que é esse prazo de até 10 dias. O outro momento, a gente já iniciou paralelamente, os estudos com nosso corpo técnico, em uma solução para a retomada do bombeamento”, explicou. 

Ainda não há previsão de quando as comportas da barragem vão ser abertas novamente para a distribuição de água da transposição do Rio São Francisco. “Isso é prematuro eu dizer, porque vai ter que fazer a reconstrução do duto e ter outras soluções. O que eu garanto é que o Ministério do Desenvolvimento Regional está trabalhando diuturnamente para que isso retome a normalidade da transposição do Rio São Francisco”, afirma. 


 (G1/CE)

Postagens mais visitadas