A retomada das atividades presencias, em escolas públicas e privadas do Ceará, está programada para acontecer em setembro, de acordo com Dr. Cabeto, Secretário de Saúde do Estado. Em recente entrevista à rádio Jangadeiro, Cabeto explicou que o governo do estado estruturou uma proposta de retomada em fases, que deverá, ainda nesta semana, ser avaliada pelo Comitê Científico, antes de ser formalizada.


“Fizemos várias reuniões com os secretários municipais e estaduais de educação; com reitores, economistas e epidemiologistas, e agora nós vamos levar as propostas para esse comitê... ...Tem uma proposta de faseamento com percentuais de abertura, colocando prioridades ora por atenção à educação infantil, ora para o ensino universitário. Vamos agora discutir quem fica em que fase; e isso provavelmente começaria em setembro e se encaminharia até outubro”, detalhou o titular da Sesa. Destacando também que o plano elaborado segue os mesmos moldes do plano de retomada da economia no Ceará.


O secretário informou ainda que a retomada deve seguir protocolo de testagem em proporção considerável, para detecção do novo coronavírus em alunos, professores e funcionários. para os profissionais do magistério, os exames devem ocorrer antes da reabertura gradual das redes de ensino.


“Há, sim, uma estruturação para testagem nas escolas de forma aleatória e de número importante, uma vez que a gente decida que essa reabertura vai acontecer. Estamos nos preparando para executar isso nas escolas estaduais, municipais e nas escolas privadas, para que a gente conheça qual é a circulação viral e bloquear surtos”, declarou Cabeto.


O secretário também fez uma alerta aos pais e responsáveis para que, caso percebam algum sintoma da doença, realizem imediatamente o teste para a detecção do vírus causador da Covid-19.


O Povo