Ipu se despede do médico Dr. Thomaz de Araújo Corrêa


A população de Ipu se despede do médico Dr. Thomaz de Araújo Corrêa, 97 anos, que faleceu na noite desta segunda-feira (31/08). O ipuense ilustre faleceu de causas naturais em sua residência no centro de Ipu (CE).

Durante a manhã foi celebrado em sua residência, de forma restrita aos familiares, uma missa de corpo presente, celebrada, o Bispo de Sobral Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, o pároco de Ipu Pe. João e o atual vigário Pe. Fábio e o ex-pároco Pe. Raimundo Nonato.

Após a celebração o corpo seguiu no carro do Corpo dos Bombeiros, acompanhado de Autarquia de Trânsito e Guarda Civil Municipal, pelas ruas das cidade e locais que marcaram a vida o médico. Até chegar no cemitério o cortejo fez dezenove paradas.  


Muito conhecido no município por atuar há mais de 60 anos na área da saúde, amigos, familiares e pacientes lamentaram a morte do médico nas redes sociais.

O prefeito de Ipu emitiu nota de pesar e decretou luto oficial no município de três dias:  "Estou profundamente consternado com o falecimento de um dos ícones da saúde de nosso Município e exemplar homem íntegro, Dr. Thomaz Araújo Correia. Aos familiares e amigos, os meus votos de pesar." expresso Sérgio na rede social.

No site oficial, membros da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) lamentaram a perda do dono da cadeira n.º 7 da instituição.  "A AILCA está de luto. Nosso Decano e Presidente de Honra, Dr. Thomaz de Araújo Corrêa, nos deixou. O Ipu pranteia um grande homem e benfeitor. Sua obra permanecerá e todos nós sentiremos saudade. Mas, com certeza, ele será recebido com festas e alegria nos domínios do Nosso Criador. Saudades muitas, meu caro padrinho." lamentou o atual vice-presidente Manuel Evander Uchôa Lopes.

Breve histórico

Filho de Edgar Corrêa de Castro e Sá e Teresa Odete de Araújo Corrêa, Thomaz de Araújo Corrêa, nasceu em 3 de maio de 1923, fez os primeiros estudos em Fortaleza no colégio Cearense. Ao concluir os estudos, rumou para a Faculdade de Medicina da “Baía”. Sempre dedicado a ciência médica, retorna a sua gleba e funda o Hospital e Maternidade, Dr Francisco Araújo. 

Dr. Thomaz casou-se com Margarida Maria Timbó Corrêa em 25 de março de 1951, de onde nasceram os filhos: Edgar Corrêa Neto, Pedro Augusto Timbó Corrêa, Teresa Odete Timbó Corrêa, Luís de Gonzaga Timbó Corrêa, Luiza Elizabete Timbó Corrêa e Ângela Maria Timbó Corrêa.

A paixão pela profissão se estendeu também ao filho Dr. Luís de Gonzaga Timbó Corrêa, ex-prefeito do município, além dos netos: Hayato, Margarida, Thomaz, Thiago e Rejane que foram influenciados e seguiram carreira médica.

Vídeo
(momento do cortejo fúnebre)







Postagens mais visitadas