Fogo atinge vegetação e chega perto de casas em comunidade de Ipueiras, no Ceará

 


Dois incêndios foram registrados em comunidades de dois municípios da região norte do Ceará, na tarde desta quarta-feira (30). Em Ipueiras, as chamas provocaram a formação de uma grande coluna de fumaça e chegaram próximo às residências. Já em Sobral, o fogo espalhou fumaça e deixou o céu cinzento.

Moradores registraram o momento em que o fogo avança chegando próximo a um conjunto de casas. Um veículo é visto ao lado de um cerca onde um terreno em chamas gera grandes labaredas. Não há informações sobre feridos ou se alguma família precisou ser evacuada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas guarnições saíram de Ipueiras e de Crateús em direção às comunidades de Tapera do Vital, na divisa com o estado do Piauí, e Fazenda Nova, distrito de Marrecas, no município de Sobral para realizar o combate aos incêndios.

O fogo atinge uma área de difícil acesso, por conta da mata fechada com vegetação típica de macambira (arbustos espinhosos entrelaçado em mata fechada) e avançou em direção aos povoados próximos.

No período da noite, a intensidade do fogo recuou porém ainda há muitos focos e o incêndio continua ativo. No local, estão presentes Bombeiros Militares do Estado do Ceará e do Piauí e também a Defesa Civil.

Emergência ambiental

O Ceará decretou estado de emergência ambiental para reforço no combate aos incêndios florestais e queimadas, mais frequentes no segundo semestre do ano. A medida vale para os meses de julho a janeiro de 2021.

É a primeira vez na história que tal medida é tomada para combate aos incêndios florestais, já que, normalmente, a medida é adotada em outras adversidades, como escassez hídrica ou inundações. 




(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas