Você está em: CIDADE , IPU , PRINCIPAL // Notícia de Fagner Freire // 18 de novembro de 2020

 


Participantes do Curso de Prevenção e Combate à Incêndio Florestal do Ceará (CPC-IF), promovido e realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública, foram recebidos pela equipe gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu. De acordo com a gestora, Tatianna Angelo, a visita, ocorrida na tarde do último dia 12, teve como principal objetivo conhecer a Unidade de Conservação (UC) Estadual. “Principalmente, as peculiaridades e a importância da mesma para a região, além de reconhecer áreas mais suscetíveis aos incêndios e dificuldades locais”, disse.

A formação, exclusiva para bombeiros da Corporação, capacita, forma e especializa os militares em atuações de prevenção e de combate aos incêndios florestais, em território cearense. “Trabalhamos, principalmente, no Bioma Caatinga e nas condições desfavoráveis de climatologia, de relevo, topografia, para atuar de na área de incêndio florestal”, informou o monitor do curso, 1° Tenente Valdimiro Loreto do Nascimento.

A parte prática, da grade curricular, prever que os cursistas conheçam os tipos de vegetações nativas, em vários ambientes do Ceará. Por isso, é “importante” que conheçam as UCs, “justamente” para se familiarizar com a localidade, conhecer e saber um pouco da história da APA e do território. “Caso haja uma necessidade de apoio e atuação na região, o bombeiro já tem um conhecimento prévio o que facilita o combate”, explicou. “A preservação ambiental é muito importante, é tema e lema do curso e todos precisam perceber o valor das UCs para o Estado”, encerrou.

A capacitação, com carga horária de 388h/ano, teve início em setembro e encerrará as atividades no próximo dia 11 de dezembro. A equipe de instrutores é coordenada pelo Tenente Coronel Aguinaldo Alexandre Viana e conta também com o 1° Tenente Sócrates Alves Onório de Sousa. Durante a visita, os cursistas tiveram a oportunidade de conhecer a Brigada Voluntária da APA, formada, em sua maioria, por bombeiros profissionais e civis, de Ipu.


 

 

(SEMA)

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire