Polícia Civil amplia funcionamento de delegacias para Eleições 2020

 


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realiza a “Operação Eleições 2020”, que tem como objetivo a atuação supletiva à Polícia Federal (PF) na apuração dos crimes eleitorais e delitos conexos. No total, 764 policiais civis atuarão no primeiro turno. Delegacias de Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado funcionarão no próximo domingo, dia 15.

Os crimes eleitorais flagrados em Fortaleza, na RMF e nas cidades que possuem base da Polícia Federal serão registrados na PF. A PCCE poderá lavrar auto de flagrante pela prática de crimes eleitorais nos locais onde não houver base do polo da Polícia Federal.

Já as ocorrências cotidianas e de crimes não relacionados ao pleito eleitoral, serão encaminhados para as delegacias da Polícia Civil. Em Fortaleza, funcionarão 2º, 7º, 10º, 13º, 30º, 32º e 34º Distritos Policiais, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das delegacias plantonistas Maracanaú, Caucaia, Eusébio e Horizonte, funcionarão, excepcionalmente, no domingo, as delegacias de Aquiraz, Pacatuba, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape, Pindoretama, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Pacajus, Chorozinho e Paracuru. Já no Interior do Estado, todas as delegacias municipais e regionais funcionarão.

O delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, explicou como funcionará a autuação da Polícia Judiciária durante o domingo. “Ordinariamente a competência de apuração dos delitos relacionados à prática de crimes eleitorais é da Polícia Federal. Porém, sempre fazemos essa parceria com a co-irmã Polícia Federal para ajudar que a Polícia Federal possa cobrir todo o Estado. Em regra, a Polícia Federal atuará na Capital, Região Metropolitana e no Interior do Estado, aonde eles tiverem base. Os municípios que não forem contemplados pela abrangência da Polícia Federal, a Polícia Civil dará o apoio, atuando supletivamente”, explicou Rattacaso. Ele disse ainda que no que concerne aos crimes comuns, funcionam as delegacias que já são plantonistas. “Cabe ressaltar que a Polícia Civil atuará, no dia da eleição, em todos os municípios que possuem delegacias, mesmo que haja base da Polícia Federal, pois pode ser que ocorra algum pedido de suporte e a Polícia Civil estará pronta pra dar esse apoio”, finalizou.

 

 

(SSPDS)

Postagens mais visitadas