Você está em: CIDADE , IPU , POLITICA LOCAL , PRINCIPAL // Notícia de Fagner Freire // 4 de janeiro de 2021

 


Conheça o perfil da nova presidente do Legislativo de Ipu para o mandato de 2021 a 2022, vereadora Maria Olinda Bezerra Martins, 61 anos (PCdoB), reeleita em 2020 na 10ª colocação com 927 votos (3,83%).

A conhecida "Tia Olinda" é filha de Félix Martins Segundo e Raimunda Martins Bezerra, nascida em Lages, município de Ipu, aos 22 dias do Mês de abril do ano de 1959. Teve uma infância muito saudável, usufruindo das maravilhas, simplicidade, liberdade da natureza e do aconchego de seus pais e seus oito irmãos, sem esquecer de citar a titia dona Maria Elmiro, a qual faz parte das suas felizes recordações infantis. Iniciou sua vida estudantil na Fazenda Lages, tendo como 1ª professora, sua avó, Gilda, seguida Beta Bessa Belém e Maria Azevedo (Teca). Aos 11 anos veio estudar em Ipu, sob o comando de sua irmã mais velha, Ester Gilda, no Patronato Sousa Carvalho, onde cursou a 3ª e 4ª série primárias. A convite de seus tios, Francisco Elmiro e Maria Ivana foi estudar em Fortaleza, onde passou três anos de sua pré-adolescência, experiência que muito contribuiu para sua formação. Retornando a sua terra natal continuou seus estudos no Patronato, no qual satisfatoriamente concluiu o curso de magistério de 1º grau. Como toda jovem, tinha o sonho de casar e constituir uma família. 

Em 1977, realizou seu sonho, contraindo o enlace matrimonial com Eliezer Soares Martins. O casal teve três filhos, um homem e duas mulheres. As filhas já lhes presentearam com dois netos, Maiara Helena e João Gabriel. Já casada e exercendo suas funções de professora na Escola Auton Aragão, presta vestibular e inicia o curso de História na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e concomitantemente e Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), concluindo apenas em 1996. Após dez anos de experiência educacional bem sucedida em sala de aula, foi designada para responder pelas funções do cargo de diretora da Escola de Ensino Médio Dep. Murilo Rocha Aguiar.


Apesar de ter enfrentado grandes dificuldades por carência de recursos financeiros e quadro pessoal efetivo, desenvolveu uma proposta de trabalho baseada nos princípios da democracia, humanismo, parceria e ensino de qualidade, mantendo-se no cargo até 1995. Dezembro de 2005, marco inicial da democratização da gestão escolar, a SEDUC institui um processo de seleção e eleição para escolha de diretores da rede estadual, como a mesma ainda estava em fase de conclusão do curso de licenciatura plena, não pode concorrer ao processo eletivo como diretora geral, portanto formou uma chapa com as prof.ª Maria Aragão Paiva (Zilda) e Maria Ferreira Barros, na qual fazia parte como diretora adjunta. Concorreram e venceram a então eleição de 2005. 

Durante o triênio realizaram um belíssimo trabalho sócio educativo. Novas eleições... Grandes expectativas...Concursada, eleita (1997) e reeleita (2001) expressivamente pela comunidade escolar permaneceu lutando incessantemente ao lado dos demais membros do núcleo gestor, professores e funcionários para a continuidade do sucesso desta unidade escolar até dezembro de 2004, priorizando sempre a importância do trabalho coletivo e do resultado satisfatório do ensino e da aprendizagem, deixando registrado na história educacional a serenidade e determinação nas tomadas de decisões administrativas e pedagógicas em prol de uma educação de qualidade desenvolvida na escola. Não mais podendo concorrer eleição para diretora na Escola Murilo Aguiar, por já ter participado de dois processos eletivos na mesma escola, é concursada para a função de Coordenadora Pedagógica na qual permaneceu até junho de 2007. Em 2008, já afastada da rede estadual de Ensino, recebeu uma homenagem de reconhecimento pelo significante trabalho realizado na educação. A então prefeita municipal de Ipu, Mª do Socorro Pereira Torres, a condecora dando seu nome a uma instituição Escolar Municipal.


A convite da senhora prefeita, assume a função de diretora da referida escola; uma pequena passagem, mas o suficiente para conhecer e interagir um pouco do fantástico universo da educação infantil. Exerceu sua função com muita garra, determinação e carinho como tudo que se propõe a fazer. Mulher comprometida com o bem social, ousada, batalhadora e confiável, que ensinou aos jovens não só conhecimentos sistematizados, mas também a importância dos valores humanos e o verdadeiro sentido do exercício na cidadania. Hoje, vendo que a população ipuense está sendo vítima do descaso e descomprometimento de seus representantes políticos, que só pensam em seu bem-estar, esquecendo totalmente o bem comum, tomou a decisão de enfrentar os desafios da política, de colocar-se a disposição do cidadão para representá-lo com dignidade na política partidária, como sempre, tão bem o representou na política educacional.


 (Aconteceu Ipu)

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire