Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 10 de janeiro de 2021


 

Em consonância com a previsão feita pelos "Profetas da chuva" de Orós, observadores da natureza de Boa Viagem, Crateús, Tauá e Quixeramobim também apresentaram prognóstico positivo quanto às chuvas deste ano, no Ceará. Eles preveem "um bom inverno".


As últimas previsões foram apresentadas durante o V Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, realizado de forma virtual na noite desta sexta-feira (8).


Para o profeta Valderez de Lima, de Tauá, a quadra chuvosa será “boa e segura a partir de março e favorável para a agricultura”. O agricultor José Roberto, da comunidade Lustal, zona rural de Tauá, também espera para este ano "muitas chuvas".


Acompanhando a floração da caatinga, como a cajazeira, Everardo de Lemos, também de Tauá, prevê um “inverno bom, mas tardio”. De acordo com o agricultor, a árvore estava há quatro anos sem florar. “Neste ano saiu toda por igual e isso é um bom sinal”. Ele até precisou uma data: “as chuvas começam em 25 de janeiro”.


Oriundo do distrito de Barra Nova, o agricultor e observador da natureza, Antônio Alves (Totonho) é outro que espera chuvas mais intensas a partir de março. “Neste ano será dentro da média”, prevê.


Outro participante do evento foi o profeta Titico Baia, morador do distrito São Miguel, em Quixeramobim. Para ele, quem fizer o plantio a partir da segunda quinzena deste mês “não vai perder” e de fevereiro em diante “o inverno vai ser seguro”.

O POVO


Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire