Sobral libera aulas presenciais para 50% da capacidade de alunos em escolas públicas e privadas

 


Diferente de Fortaleza, Sobral, na Região Norte do Ceará, terá aulas presenciais com 50% da capacidade de alunos em unidades de ensino da rede privada, a partir do dia 1º de fevereiro, e pública, com início previsto para 15 do mesmo mês. As informações do plano de retomada constam no Diário Oficial do Município (DOM), publicado na noite dessa quinta-feira (27). 

Conforme o decreto, as escolas particulares poderão reabrir as portas para a Educação Infantil no dia 1º de fevereiro. Já no dia 15, será a Educação Infantil das instituições públicas e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede privada. Os anos inicias da rede pública serão retomados no dia 1º de março. Todas essas etapas deverão cumprir 50% do limite de matriculados. 

Alunos, professores e funcionários do grupo de risco da Covid-19, além dos responsáveis de alunos que não tiverem interesse no ensino in loco, deverão continuar no cronograma remoto. Quem optar pelas atividades presenciais, precisará assinar um Termo de Responsabilidade, "se responsabilizando por eventual contágio do coronavírus e suas respectivas consequências", detalha o documento. 

Protocolos

O cumprimento das normas sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19 é "condição indispensável" ao retorno do calendário pedagógico presencial. Veja alguns dos protocolos indicados no decreto municipal:

  • Os assentos dos alunos devem ser colocados a uma distância de 1 a 1,5 metros em seus quatro lados;
  • Na falta de salas de aula, outros espaços devem ser adaptados, como refeitórios, salas multiuso ou áreas de lazer internas
  • Incluir sinalização e cartazes indicando pontos de encontro e de afastamento
  • Marcar o piso com linhas para que as crianças mantenham uma distância saudável e esperem a sua vez
  • Limpeza habitual de todas as salas de aula, móveis, corredores, áreas comuns, quadras esportivas e sanitários, escritórios administrativos, portas de acesso e internas, bem como o transporte escolar
  • Abrir portas externas e janelas com frequência para aumentar a circulação do ar nas áreas que se usam, limpam e desinfetam

Contudo, o titular da secretaria da Educação de Sobral, Herbert Lima, afirmou que a liberação prevista no decreto municipal é passível de alteração em caso de agravamento dos casos de Covid-19. 

"As atividades de ensino, percentuais de capacidade e datas de retorno poderão ser modificadas a qualquer momento, dependendo da situação epidemiológica, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria da Saúde, e as medidas previstas nos decretos estaduais”, frisou. 

De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Sobral é o terceiro município do Ceará com o maior volume de casos positivos do novo coronavírus. São 14.062 infectados, atrás apenas de Juazeiro do Norte (17.583) e Fortaleza (95.533), até às 16h55 dessa quarta-feira (27). A cidade também ocupa a mesma posição em número de mortes com 328 vidas perdidas em decorrência da doença. 


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas