6 a cada 10 pacientes que usaram Elmo para tratar Covid em Fortaleza não precisaram de intubação



Aliado do tratamento contra a Covid-19, o capacete Elmo tem demonstrado eficácia em pacientes com comprometimento da oxigenação do sangue. De acordo com dados preliminares da Escola de Saúde Pública do Ceará, cerca de 60% das pessoas que utilizaram o Elmo em Fortaleza não precisaram ser intubadas. Ou seja, seis em cada 10 pacientes conseguiram se recuperar sem um procedimento mais invasivo.

Os dados dizem respeito aos pacientes do Hospital Leonardo da Vinci, Hospital São José, Hospital de Messejana, e Hospital Geral de Fortaleza, segundo o idealizador do capacete, o médico intensivista e pneumologista Marcelo Alcântara. Apesar do Elmo já ser utilizado no interior do Estado e também em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ainda não há dados consolidados da resposta ao tratamento nesses locais.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Elmo já foi utilizado por 1.968 pacientes em todo o Ceará. As unidades que mais utilizam o equipamento são as nove UPAs de Fortaleza, com 767 pacientes já tratados com o capacete, e o Hospital Geral de Fortaleza, que já implementou o tratamento em 375 pessoas. Também utilizada na rede particular, a Elmoterapia foi implantada no Hospital Regional da Unimed Fortaleza e apresentou resultados similares. Desde novembro, quando começou a ser utilizado, cerca de mil pacientes fizeram o uso do equipamento. Destes, 588 tiveram melhora no quadro clínico e se recuperaram sem precisar da intubação.

“O fato de não ir para a intubação, eu diria que diminui bastante a questão do óbito”, afirma Débora Arnaud, coordenadora do serviço de Fisioterapia do Hospital Unimed.

Quando iniciou o uso, a Unimed tinha 40 equipamentos. Com o sucesso da terapia, foram comprados mais 264 capacetes. “Infelizmente, por um lado, aumentou muito o uso porque os casos de Covid estouraram, mas a adesão dos profissionais de saúde e o relato dos pacientes quando eles usam têm sido excelentes”, diz Marcelo Alcântara.


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas