Vacinas da Janssen chegam próxima semana ao Ceará, para público entre 30 e 44 anos em dose única

 


Em comunicado feito pelas redes sociais nesta sexta-feira (11), o governador Camilo Santana atualizou sobre a chegada das vacinas Janssen, contra Covid-19. O lote da fabricante Johnson & Johnson deve desembarcar no Ceará no início da próxima semana, sendo distribuído para imunizar a população entre 30 e 40 anos, em todos os 184 municípios cearenses. Ao todo, serão pouco mais de 120 mil doses iniciar da vacina, que tem aplicação de dose única.

“Serão 120.200 doses, que serão distribuídas aos 184 municípios cearenses. A vacina, que é dose única, será aplicada na população entre 30 e 44 anos, de acordo com resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). Não temos medido esforços para garantir mais vacinas para todos os cearenses”, disse Camilo.

Distribuição e validade

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) vai começar a distribuição das doses aos municípios logo que elas chegarem, conforme informou a pasta. Os imunizantes devem chegar ao Ceará entre os dias 14 e 15 de junho. A Sesa faz recomendações específicas para a aplicação das vacinas para evitar perdas, já que o prazo de vencimento deste lote em específico é até o próximo dia 27 de junho.

Os imunizantes fazem parte de um lote total de mais de 3 milhões de doses da Janssen que serão distribuídas em todo o Brasil a partir de segunda-feira (14). O país tinha acordo para iniciar a receber as vacinas a partir de julho, em contrato de aquisição de mais de 38 milhões de doses da farmacêutica. No entanto, devido lote disponível para envio por exigência de uso emergencial aprovado pelo governo brasileiro já estar com validade próxima, a entrega teve de ser antecipada.

O uso emergencial da vacina Janssen foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 31 de março, por meio de votação unânime, durante a 5ª Reunião Extraordinária Pública do colegiado da entidade.

Eficácia

A vacina da Janssen tem eficácia de 66% na proteção de casos moderados e graves da Covid-19. Resultado foi divulgado pelo laboratório Jonhson & Johnson em janeiro.

Nos casos mais graves, a eficácia na profilaxia em adultos sobe para 85%. O produto é o único de dose única com estudos avançados apontando a segurança da imunização.

De acordo com a farmacêutica, as doses da Janssen podem ficar armazenadas por pelo menos três meses, com temperatura entre 2ºC e 8ºC. Após aberto, o frasco deve ser utilizado em até seis horas.

 

 

(Agência Brasil)

Postagens mais visitadas