Novo decreto em vigor: veja o que muda no Ceará a partir desta segunda




Um decreto estadual passou a vigorar no Ceará nesta segunda-feira (12), com a ampliação no horário de funcionamento do comércio de rua e de shoppings. As mudanças foram anunciadas na última sexta-feira (09) pelo governador Camilo Santana em transmissão nas redes sociais.


Veja as principais mudanças:

Comércio de rua: abertura, que era às 10h, agora pode ocorrer a partir das 9h;
Comércio de shopping: abertura, que era às 12h, agora pode ocorrer a partir das 10h;
Feiras livres: podem funcionar com 50% da capacidade e observando o distanciamento mínimo entre barracas.


Igrejas
O toque de recolher continua a partir de 23h. Igrejas continuam com autorização de promover celebrações presenciais até às 22h, com limitação a 60% da capacidade e seguindo os protocolos exigidos. O decreto vale para os próximos 15 dias. Ao fim do período de duas semanas, o governador deve divulgar novas medidas.


Barracas de praia
Barracas de praia estão autorizadas a funcionar exclusivamente como restaurante, das 9h às 22h, e com limitação de 50% da capacidade. O decreto liberou, ainda, a operação de piscinas e parques aquáticos, com 20% da capacidade e com controle de acesso obrigatório.


Redução dos casos
A taxa de transmissão em todas as regiões do Ceará está abaixo de 1, ou seja, "há redução com tendência de mais queda, mas isso não significa que a pandemia passou", afirmou o secretário da Saúde do Ceará, doutor Cabeto.


Apesar da redução dos casos e das mortes, Cabeto afirma que a população deve manter a prevenção, já que há o risco de novas ondas da pandemia com novas variantes do vírus.


"É preciso que a gente tenha um número maior de vacinados para que ter proteção contra essas variantes", alertou. "Essa é a fase de evitar pequenos surtos: usar máscaras e evitar aglomeração", aconselhou o secretário.


G1 - CE

Postagens mais visitadas