Você está em: NACIONAL // Notícia de Fagner Freire // 16 de julho de 2021

 


Uma onça-pintada que estava sendo monitorada por um projeto ambiental foi encontrada morta com mais de 50 perfurações de chumbo de espingarda em um córrego no limite entre Guapiara e Capão Bonito, no interior de São Paulo.

Segundo pesquisadores, o animal conhecido como “Máscara” era um dos seis acompanhados pela equipe e era fundamental para a sobrevivência da espécie na região conhecida como Contínuo de Paranapiacaba.

O pesquisador Thiago Borges Conforti, da Fundação Florestal, e gestor do Parque Estadual Intervales contou ao G1 que a área é uma das três últimas onde existem populações de onças que ainda podem sobreviver por um longo período. 

Através do projeto coordenado pela analista ambiental Beatriz de Mello Beisiegel, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Thiago e outros pesquisadores pretendem refazer a estimativa populacional das onças no Contínuo de Paranapiacaba.

“O projeto já tem mais de 20 anos de existência e hoje se sabe que existem menos de 20 indivíduos de onça-pintada na Serra de Paranapiacaba. Agora resta menos um”, lamenta o pesquisador.

De acordo com Thiago, a onça foi encontrada morta no dia 5 de julho às margens da Rodovia Penteado de Camargo (SP-250). A suspeita é de que ela tenha sido morta na área rural e transportada de veículo até a ponte na rodovia, de onde foi jogada para o córrego.

“Máscara foi morto por sucessivas ações de caçadores do meio rural. A primeira impressão é que foi morto por atacar criações domésticas. Porém, essa pode ser uma impressão enganosa. É mais provável que tenha passado a atacar criações domésticas por já estar com a locomoção prejudicada devido a um tiro”, conta Thiago.

 

 

(G1/CE)

Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire