Marinha emite aviso de mau tempo com rajadas de vento de 60 km/h no litoral do Ceará

 


O litoral cearense deve ter rajadas de ventos de até 60 km/h na quarta-feira (4), segundo aviso do Centro de Hidrografia da Marinha comunicado na segunda-feira (2). Além do litoral cearense, o mau tempo com ventos fortes deve ocorrer em Natal e São Luís.

O aviso, que é válido até as 21h da próxima quarta-feira (4), indica rajadas entre 28 e 33 nós, equivalente a 50,4 e 59,4 km/h, respectivamente.

A Capitania dos Portos do Ceará recomenda que "as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas e que as demais redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, além de equipamentos de rádio e outros itens de segurança".

Temporada de ventos fortes

A temporada dos ventos fortes no litoral do Ceará tem auge nos meses de agosto e setembro, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos em agosto.

"O primeiro e mais importante é o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil; e o segundo, é a própria redução da nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes", explica Meiry Sakamoto. 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas