Adolescente é autuado por chantagear mulheres para receber fotos íntimas no Ceará

 


Um adolescente de 15 anos foi autuado por ato infracional análogo ao crime de perseguição em ambiente virtual, após utilizar um perfil falso para coagir mulheres a enviarem fotos íntimas nas redes sociais na cidade de Quixadá, no interior do Ceará. O jovem foi apreendido no domingo (5), e as informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (9).

Conforme a polícia, o adolescente usava o perfil falso para solicitar fotos íntimas de mulheres da região e depois as coagia a enviar novas fotos, para que as primeiras não fossem divulgadas em página virtual. Os agentes tiveram acesso a uma das conversas entre o jovem e uma das vítimas, em que a pessoa pede para o adolescente remover a foto íntima e ele a ameaça.

As investigações sobre o caso tiveram início no mês de junho, quando uma vítima registrou um Boletim de Ocorrência (BO) informando que a sua foto e o seu nome estavam sendo utilizados nas redes sociais para práticas criminosas.

Inclusive, segundo a polícia, a pessoa que estava tendo a foto usada pelo adolescente vinha sofrendo retaliações na região devido um perfil falso criado com os seus dados estar sendo utilizado para perseguição por meio das redes sociais.

A prática, conhecida como stalking, é criminalizada no Brasil pela lei nº 14.132/2021, e prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa.

Na tarde do último domingo, policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão contra o adolescente. Ele foi levado à Delegacia Regional de Quixadá, com o aparelho celular, que passará por uma perícia. 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas