Anvisa anuncia nesta quinta se crianças podem ser vacinadas com Pfizer

 


O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse que o órgão anunciará uma “ótima notícia” sobre a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

“Soube há pouco das nossas áreas técnicas que está pronta a análise da autorização de vacina para a faixa etária dos 5 a 11 anos. Portanto, é uma ótima notícia que nós teremos amanhã. Acreditamos e vamos trabalhar com todo empenho para que, por volta das 10h ou 10h30 da manhã, possamos estar anunciando do resultado”, disse o almirante. Ele participou de audiência realizada por uma comissão conjunta da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (15/12).

“Não estou antecipando em absolutamente nada do resultado. Todos já conhecem a minha forma de conduzir, como não antecipo voto em diretoria colegiada, também não estou antecipando o resultado. A análise é conclusa e amanhã teremos então essa resposta que tantos brasileiros aguardam”, assegurou o chefe do órgão.

A Anvisa anunciou, também nesta quarta-feira, que concluiu a avaliação técnica do pedido de indicação da vacina Pfizer para crianças. A solicitação foi feita pela farmacêutica em 6 de novembro.

“A finalização da análise ocorre após a submissão à agência de dados complementares pela desenvolvedora. Além do corpo técnico da agência, a avaliação contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras”, explicou a Anvisa, em nota.

No final de outubro, a Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa dos Estados Unidos, decidiu aprovar a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Dos 18 membros do painel do órgão, 17 votaram a favor, e um se absteve. Um dia antes, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) também aprovou o uso do imunizantes no grupo etário.

Sete dias depois, a Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos aprovou, por unanimidade, o uso da vacina da Pfizer nas crianças com idade entre 5 e 11 anos no país. A aplicação teve início no dia 3 de novembro.

Metrópoles

 

Postagens mais visitadas