Você está em: NACIONAL // Notícia de Fagner Freire // 21 de dezembro de 2021

 


O Governo do Ceará, por meio de parceria com o Sistema Fecomércio, entregou a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará nesta segunda-feira (20), com a presença do governador Camilo Santana. O espaço, localizado no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Condomínio Panorama Artesanal, vai oferecer cursos e contribuir para o desenvolvimento social da comunidade do entorno, por meio de iniciativas de Fecomércio, Sesc e Senac. A solenidade teve também a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, do presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, e a Jovem Gestora do mês, a estudante Anna Victória, que cumpriu agenda ao lado do governador.

“Quero agradecer a parceria de todos os envolvidos, o Estado investiu algo em torno de R$ 30 milhões neste equipamento para recuperar este patrimônio do povo de Fortaleza. E nós estamos transformando toda a aérea da antiga Estação João Felipe. Aqui vai virar um grande espaço turístico de Fortaleza, vai ser um dos mais belos espaços do Brasil, e a Escola estará integrada a este espaço. E nós precisamos atrair o turismo para a nossa cidade, e este equipamento pode oferecer uma melhor capacitação aos nossos jovens, aos cearenses, e que possamos atender bem aos turistas que chegam em nossa Capital”, ressaltou o governador.

No prédio de 4 mil metros quadrados (m²) serão ofertadas iniciativas de educação profissional e estímulo ao empreendedorismo. A partir de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai oferecer capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Infraestrutura. A previsão é dispor de 40 turmas, totalizando 855 vagas.

Para o vice-prefeito de Fortaleza, o Ceará demonstra a importância de investir em capacitação. “Não chegaremos a um Estado desenvolvido e próspero se a educação não for prioridade. Aqui estamos testemunhando mais um investimento vultuoso em educação e em uma área que vai trazer desenvolvimento para o Estado, que é a gastronomia. E aqui está um lugar de esperança, onde jovens vão iniciar uma trabalho, que vão ser capacitados para buscar os seus sonhos. Vamos iniciar, pela Prefeitura, um trabalho de requalificação do (bairro) Moura Brasil e usar este equipamentos para contribuir com este trabalho”, disse Elcio Batista.

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará terá dois laboratórios de hospedagem: um com ambiente pedagógico simulando recepção e suíte de hotel; e outro com lavanderia e rouparia, simulando ambientes de hotéis voltados para cursos de camareira e hospedagem. A Escola também possui um laboratório de gastronomia com cozinha pedagógica.

Através do Serviço Social Comercial do Comércio (Sesc), o equipamento também terá uma unidade do restaurante da rede. A parceria entre Governo do Ceará e Sistema Fecomércio para a gestão do equipamento foi firmada em dezembro de 2019. A concessão do equipamento é de 25 anos, podendo ser estendida por igual período. Construída onde operava a antiga sede do Condomínio Panorama, em frente ao Marina Park Hotel, a Escola foi projetada para receber 600 pessoas.

O presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, exaltou a união para que o projeto saísse do papel. “Juntos, podemos fazer mais pelo Estado, e esta Escola atenderá não apenas os fortalezenses e moradores do entorno, mas pode qualificar todos os cearenses, principalmente aqueles que moram em outras cidades com destinos turísticos, e que vão voltar formados e capacitados para interagir e desenvolver o turismo em cada região”, informou.

O prédio, com arquitetura de Fausto Nilo e Delberg Ponce De Leon, dialoga com o entorno, permeado por equipamentos importantes para a cultura cearense, como a futura Estação das Artes, resultado da reforma em andamento da antiga Estação Ferroviária João Felipe.

 

 

 

Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire