Destaque em educação, Pires Ferreira implanta novo modelo de ensino e se prepara para novos desafios



Desde 31 de janeiro a escola Francisco Soares de Oliveira passou a ser parcialmente em período integral. Contemplada por um projeto do governo do estado, a primeira série do ensino médio inicia suas aulas às 7h e termina às 16h40 e passa de cinco para nove aulas diárias. Referência pelos resultados na educação, o município amplia a oferta de serviços preservando sua estrutura.

Ismarya Pontes, diretora da escola, traça um paralelo entre escola em período regular, modelo profissionalizante e o de período integral destacando a flexibilidade no currículo. “Além de um tempo maior no ambiente escolar, aqui nossos estudantes escolhem as disciplinas eletivas que desejam cursar” enfatizou. Ela ainda destaca a possibilidade de uma preparação mais dedicada às provas do SPAECE, ENEM e vestibulares.

A estudante Daniele Gomes, 15, faz parte do grupo de mais de 90 estudantes matriculados nesse modelo e diz que a mudança na rotina é sentida quando hoje ela passa muito mais tempo na escola. Os dois turnos são compensados com três refeições e em todos os dias as disciplinas eletivas são lecionadas, Daniele optou por Empreendedorismo.

Essa nova forma de aprender também trouxe nova maneira de ensinar. A professora de língua portuguesa Eveline Sousa destaca a multidisciplinaridade como trunfo desse novo trabalho. A abrangência de áreas do conhecimento também foi observada, “estamos não apenas ensinando conteúdos, fórmulas e regras, mas também preparando jovens para o mercado de trabalho, a saberem lidar com suas emoções e a construírem os projetos que querem fazer após o ensino médio”.

As matrículas ainda estão abertas exclusivamente para a primeira série. Interessados devem se dirigir à escola para maiores informações. Segundo Ismarya o projeto será continuado e em dois anos todo o ensino médio será em período integral. Projeto já implantado e muito comemorado pela prefeita Dra. Lívia Muniz que destacou a parceria com o governo do Ceará (Governador e vice, Camilo Santana e Izolda Cela), a secretárias de educação do estado Eliana Estrela e a secretária do município, Rosa Matias, a CREDE 6 e a prefeitura de Pires Ferreira.




Colaborou Felipe dos Santos

Postagens mais visitadas