Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 25 de abril de 2022

 Sete cães com sinais de maus-tratos em Fortaleza. — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O Ceará teve um aumento de 24,6% no número de ocorrências de maus-tratos contra animais, comparando os três primeiros meses de 2022 e 2021. Até março deste ano, foram 314 casos. Já no igual período do ano passado, foram 252. Os dados são do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) responsável por combater infrações de natureza ambiental, atuando preventiva e repressivamente.

Para a delegada adjunta da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA), Maria Carolina Barreira, o aumento se deve à maior conscientização da população a respeito desses crimes. "As pessoas devem continuar fazendo denúncias, indispensáveis para que a Lei seja aplicada. É importante elas saberem qual órgão ou instituição de segurança deve ser acionado", afirmou.

O BPMA age nos casos de crimes ambientais em flagrante delito ou por ordem judicial. Assim, segundo Maria Carolina Barreira, quando houver indícios de infração, como abandono, privação de luz, ar, água ou alimentação, a população deve acionar a unidade por meio dos telefones 190 ou 181 da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS).

Além da denúncia ao BPMA, é fundamental o registro de um boletim de ocorrência, que deve ser feito, de preferência, presencialmente, na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade da Polícia Civil. Caso o denunciante não tiver essa opção, o boletim de ocorrência pode ser registrado por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), no site https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br ou em qualquer delegacia.

Resgate de animais silvestres

O Corpo de Bombeiros também é responsável por resgatar animais silvestres. Somente em janeiro, fevereiro e março deste ano, foram resgatados 2.421 bichos em todo o estado, como cobras, jacarés, gaviões, corujas e raposas, além de cães e gatos. Já em todo o ano de 2021, foram 6.252 animais em todo o território estadual, incluindo uma cadela que caiu em um poço de 20 metros na cidade do Crato, na Região do Cariri. 

 

(G1/CE)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire