Raio atinge torre de igreja, causa apagão e queima aparelhos durante missa em Russas

 Raio atingiu torre da Igreja Matriz de Russas, localizada atrás da torre da Igreja de São Sebastião que aparece na imagem. — Foto: Reprodução

Um raio atingiu a torre esquerda da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Russas, no interior do Ceará, durante missa no fim da tarde deste domingo (24). A descarga elétrica causou queda de energia por alguns minutos e danificou aparelhos eletrônicos. Moradores registraram o momento em que o raio caiu na cidade.

Conforme a Prefeitura de Russas, o raio atingiu o para-raios e, apesar de o templo estar cheio de fiéis, não houve feridos. Ainda segundo a prefeitura, os danos foram materiais, com queima de equipamentos de som, luzes e danos ao revestimento cerâmico da torre.

Em uma das imagens gravadas, aparece o raio caindo próximo a uma torre. A Paróquia de Russas esclarece que a torre mostrada no vídeo é da Igreja de São Sebastião, que fica próxima à igreja matriz. Ou seja, o raio que parece atingir a torre de da Igreja de São Sebastião, foi o que caiu na igreja matriz. Nos outros registros, é possível ouvir o som alto de um trovão logo após a queda do raio.

Segundo a Paróquia, houve um apagão no momento do ocorrido e foram queimados com a descarga do raio: um teclado, um roteador, sete luzes do corredor central, todas as lâmpadas dos vitrais, uma mesa de som, uma caixa de retorno e alguns ventiladores. Momentos após o ocorrido, a missa foi retomada e também houve a celebração seguinte.

"O raio caiu por volta das 17h30, estávamos no momento da proclamação do evangelho, o qual foi interrompido com o raio na torre esquerda, seguido de um apagão geral na igreja. O padre que estava presidindo a celebração, Padre Guido, nos orientou que tentássemos acalmar a assembleia, para retomar a celebração a partir do ofertório, mesmo sem som", relatou a Paróquia de Russas.

Entre 19h deste domingo (24) e 7h desta segunda-feira (25) a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 24,9 milímetros de chuva na cidade de Russas.

Torre esquerda da igreja matriz de Russas teve parte do revestimento cerâmico quebrado ao ser atingida por raio na noite deste domingo (24). — Foto: Reprodução

Torre esquerda da igreja matriz de Russas teve parte do revestimento cerâmico quebrado ao ser atingida por raio na noite deste domingo (24). — Foto: Reprodução 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas