Praticante de parapente alemão é jogado ao chão por rajada de vento antes de salto

 Praticante de parapente é resgatado pelos bombeiros após ser atingido por rajada de vento antes do salto na Serra de Pitiguari, em Pacatuba. — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Os bombeiros resgataram um praticante de parapente alemão que foi derrubado no chão por um vento forte quando se preparava para saltar na ponta da Serra de Pitiguari, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, no fim da tarde desta terça-feira (12).

Segundo os bombeiros, a vítima relatou que estava se posicionando para o salto quando uma rajada de vento o atingiu, fez ele rodopiar e cair de costas no chão. Após o acidente, o turista ficou com dores na região lombar e em uma das pernas.

Por se tratar de uma região de difícil acesso, os agentes subiram a serra a pé e transportaram a vítima imobilizada em uma maca do ponto do salto até o local onde a ambulância do Samu aguardava o homem.

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi acionada, mas não foi necessário fazer o transporte do esportista, que estava estável, foi encaminhado para Hospital Municipal de Maracanaú e em seguida transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Sem autorização para voo

Conforme o diretor técnico no Clube Pacatuba de Voo Livre (CPVL), o turista alemão não tinha autorização para fazer o voo na região.

"Ele chegou no Ceará há poucos meses e voou por três vezes na Pacatuba. Ontem seria o quarto voo", disse o diretor do CPVL.

Ainda segundo o representante do clube de voo, para a prática do voo livre o piloto precisa fazer uma prova exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), fiscalizada por membros do órgão e de clubes locais.

Em caso de voo sem autorização, a polícia pode ser acionada e o piloto pode ter o material apreendido.

"O voo livre e uma prática segura, desde que seja acompanhado por um instrutor profissional indicado pela associação de voo livre", disse o diretor. 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas