Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 1 de abril de 2022

 Samu 192 Ceará registra mais de seis mil trotes em 2022(foto: Reprodução/Fátima Holanda - Samu 192 Ceará)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará recebeu mais de seis mil ligações falsas, comumente chamadas de trotes, neste ano. O incidente, que por vezes apresenta características tão verídicas quanto de uma ocorrência real, acaba prejudicando o atendimento de pessoas que realmente precisam de assistência médica especializada.

De 2008 a 2021, das 2.973.901 ligações recebidas pelo Samu 192, 543.095 eram trotes. Já em 2022, até 29 de março, já foram realizadas 103.232 ligações, onde 6.067 delas eram falsas. Os profissionais responsáveis por atender às chamadas são treinados para identificar os trotes, recebendo instruções para formular perguntas específicas que os ajudam a identificar a falta de veracidade.

Algumas vezes, porém, equipes acabam se deslocando para atendimento, constatando, ao chegarem ao local informado, tratar-se de uma ocorrência falsa. O governador Camilo Santana sancionou no ano passado uma lei que responsabiliza quem fizer trotes contra serviços públicos estaduais. O delito está previsto no artigo 340 do Código Penal, com pena que pode variar de seis meses a um ano.

Atendimento do Samu 192

Ao receber uma solicitação de atendimento pelo número 192, um médico regulado do Samu faz o diagnóstico da ocorrência e inicia o atendimento imediatamente. São feitas orientações para o paciente ou para a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização das vítimas, a depender da gravidade do caso.

Em situações graves, o paciente é levado para um equipamento de saúde por meio da ambulância de Unidade Móvel Avançada (conhecida pela sigla USA). O profissional do Serviço comunica a urgência ou a emergência a um hospital público ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) mais próxima sobre a transferência. A rapidez do procedimento reduz riscos de sequelas e óbitos.

 

(O Povo)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire