Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 18 de maio de 2022

 10 beneficiados ainda não foram buscar o vale-gás em Fortaleza. — Foto: Governo do Ceará/ Divulgação

Dez mil beneficiados ainda não foram buscar o voucher do vale-gás de cozinha em Fortaleza, segundo informou a gerente da Célula de Benefícios da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Adriana Pereira, em entrevista à TV Verdes Mares, na manhã desta quarta-feira (18).

A lei que torna o vale-gás social como política pública permanente, com distribuição de vale-gás de cozinha três vezes por ano para famílias vulneráveis do Ceará, foi sancionada em setembro do ano passado. Em março as prefeituras começaram a receber os tíquetes, com previsão de beneficiar 209 mil pessoas em todo o Estado.

"Desde março essas famílias estão sendo mobilizadas. O município de Fortaleza recebeu mais de 26 mil vouchers de vale-gás, nós temos ainda em torno de 10 mil para serem entregues", afirma Adriana Pereira.

Conforme a gerente da SDHS, uma das causas para a quantidade de tíquetes que não foram resgatados é a falta de atualização dos dados nos cadastros feitos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

"É através do Cadastro Único que são identificadas essas famílias. Por esse Cadastro Único muitas das vezes não ter o contato atualizado, é importante as famílias irem aos equipamentos e atualizarem suas informações", explica Adriana.

Através desses dados, os profissionais do Cras realizam uma busca ativa para avisar as pessoas sobre a disponibilidade do vale-gás. Caso o beneficiado não seja localizado, o voucher pode ser disponibilizado para outra família que cumpra os requisitos.

"Já foi feita a primeira busca ativa. Se as famílias não forem identificadas, elas estão sendo substituídas por famílias com os mesmos critérios para o recebimento do Vale-Gás. Por isso é importante saber de fato se você está nos critérios ou não, pois a gente já está no segundo processo de substituição das famílias", afirma a gerente SDHDS.

Atualmente estão sendo disponibilizados os vales-gás para os nascidos até abril. Em julho, ocorrerá a distribuição do segundo lote.

Critérios para receber o vale-gás

Nascidos até abril já podem resgatar o vale-gás de cozinha em um dos Cras da capital. — Foto: Governo do Ceará/ Divulgação

Podem receber o vale-gás de cozinha as beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, com renda inferior ou igual a R$ 150; e famílias que possuem jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no programa Virando o Jogo.

Para saber se você tem direito ao vale-gás e ter acesso à data de retirada do benefício, ligue para 156 ou acesse este site e informe o CPF ou NIS (Número de Identificação Social).

Para receber o vale-gás em um dos Cras, é preciso ter em mãos RG, CPF, NIS e comprovante de endereço. Com o tíquete em mãos, há três formas de receber a recarga: indo direto à revenda mais próxima da Nacional Gás; entrando em contato com a distribuidora da Nacional Gás da sua região; ou pelo canal de atendimento da empresa no telefone 0800-7021200. 

 

(G1/CE)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire