Bebê é salva de engasgo durante ligação com Samu em Sobral

 Bebê é salva de engasgo com orientação por telefone de médico do Samu, em Sobral, no Ceará(...

Uma bebê de 44 dias de nascimento foi salva de um engasgo por meio de ligação telefônica feita pelos pais ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará em Sobral, a 234 quilômetros de Fortaleza. A ocorrência foi recebida pela corporação por volta das 19h30min dessa quinta-feira, 23, após a bebê se engasgar com a amamentação.

O chamado foi atendido pelo médico de plantão, Bruno Schmitt, que realizou as primeiras instruções para que a família conseguisse fazer a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de obstrução das vias aéreas superiores.

“A mãe, Janaína, estava muito aflita, chorando. Tentei acalmá-la para passar as orientações, mas ela estava muito nervosa. Quem estava com a bebê era o pai. O pai obedeceu às orientações e foi seguindo os meus conselhos. Colocou a criança de bruços sobre os seus braços, e realizou manobras de massagem para ajudar a desobstruir as vias aéreas”, relata o médico.

Segundo o pai da bebê Ísis, o bancário Eder Ávila França, 50, apesar de saber algumas orientações para esses casos, foi preciso manter a calma para realizar as instruções dadas pelo Samu. “Eu sabia um pouco da manobra, mas nunca tinha feito. Foi a primeira vez e espero que seja a última. Eu tive que manter a frieza de escutar e fazer os procedimentos que foram eficazes ”, disse.

Ainda segundo Eder, no primeiro momento em que ele e a esposa, Janaína, perceberam que a filha estava engasgada, a primeira atitude foi ligar para o 192, número do serviço direto do Samu. “É muito importante a instrução que ele deu. Sem essa instrução, mesmo que tivesse uma unidade básica aqui próximo, talvez não desse tempo. Então, a instrução por telefone é eficaz para esses casos”, destaca.

Conforme o médico Bruno, escutar o choro da criança pelo telefone foi um momento de alívio e por saber que uma vida foi salva. “É muito bom quando a gente faz diferença na vida de alguém, e isso faz parte do nosso cotidiano como profissionais do Samu 192 Ceará”, comenta o médico, que disse ser a primeira vez em que salvou uma criança durante seus plantões.

Após a bebê ter sido salva com as orientações da corporação, Eder levou a filha para o hospital a fim de verificar se não houve nenhum dano à ela. Conforme ele, a pediatra explicou que a criança estava bem e não havia ocorrido nenhum prejuízo à saúde da bebê.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas