Bombeiros militares resgatam duas cobras corre-campo de veículo em Iguatu

https://www.sspds.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/24/2022/05/CBMCE-cobra-Iguatu-600x800.jpeg

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/4ºBBM), com sede em Iguatu, resgatou, na tarde dessa segunda-feira (30), duas cobras corre-campo (philodryas nattereri) de um veículo estacionado em uma repartição pública, no município de Iguatu, Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado.

Os bombeiros militares foram acionados pelo número 193, no início da tarde, e imediatamente se deslocaram até o local da ocorrência. Para a retirada das cobras, foram utilizadas uma pinça de resgate de ofídios. Sem ferimento aparente, os répteis, com cerca de 1,2 metro de comprimento cada um, foram devolvidos ao seu habitat-natural, uma reserva florestal em região de mata com mananciais e afastada do centro urbano de Iguatu. Ninguém ficou ferido na operação.

Cobra corre-campo

A cobra corre-campo tem o nome científico de philodryas nattereri. É uma serpente também designada popularmente como cobra-corre-campo, corre-campo, cobra-do-mato, corredeira e ubiraquá. Os répteis vivem principalmente pelas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, mas também no Paraguai. É uma serpente opistóglifa, podendo atingir um comprimento de 160 cm, corpo amarelo-bronzeado com quatro linhas laterais escuras e escamas que apresentam uma borda negra.

Opistóglifa

Tipo de dentição característica de determinadas espécies de serpentes, cujos dentes inoculadores de peçonha se encontram na parte posterior do maxilar superior, apresentando, assim, perigo altamente reduzido para o homem. Essa dentição é característica de alguns membros da família Colubridae como a muçurana, conhecida por serem “falsas corais”.

 

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE)

 

Postagens mais visitadas