Codes da SSPDS empossa novos conselheiros nos municípios de Novo Oriente e Ipu

 

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu posse aos novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) dos municípios de Novo Oriente e Ipu, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado, nesse último fim de semana. Os eventos formalizaram as adesões de 40 novos voluntários que atuarão por quatro anos na promoção de ações voltadas à prevenção social, fomentando o engajamento da sociedade para o sucesso das políticas de segurança pública do Estado.

A solenidade de Novo Oriente, que aconteceu na última sexta-feira (3), contou com as presenças de representantes do Poder Executivo municipal, membros do legislativo, comerciantes, agricultores, professores, guardas municipais, agentes de trânsito, além de vários policiais militares que prestigiaram o evento. 

Também na sexta-feira, foi realizada uma reunião de planejamento com o comando e os oficiais do 7° Batalhão da Polícia Militar do Ceará (7ºBPM), em Crateús, com vistas à formação de conselhos em outros municípios dessa região do Estado. A reunião contou com a presença do comandante do 7º BPM, tenente-coronel Vicente, que mobilizou oficiais que atuam como relações públicas, garantindo que a Polícia Militar apoiará diretamente os trabalhos da Codes nessa região.

Sábado 

No sábado (4), foram empossados dois novos conselhos em Ipu que atuarão na área urbana e na área rural do município. A solenidade foi acompanhada por representantes da Prefeitura Municipal, de órgãos sociais, além de chefes de grupos de escotismo, membros do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) e da Polícia Militar.

Em todas as solenidades, houve a transmissão de um vídeo institucional da SSPDS contendo uma mensagem do secretário da SSPDS, Sandro Caron, destacando a importância dos CCDSs no contexto da pacificação territorial, bem como apresentando uma síntese de alguns bons resultados do trabalho das forças policiais e dos novos investimentos em segurança pública. “Este ano a SSPDS já deu posse a 68 novos conselhos comunitários em 14 municípios. Agora em junho e julho serão empossados mais sete CCDSs em cinco municípios. É muito importante esse trabalho que todos vocês vem fazendo no processo de pacificação social em apoio à segurança pública. Agradeço a todos vocês destacando que a parceria continua e será cada vez mais ampliada”, frisou.

O coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, destacou que a posse dos novos conselhos e a reunião com o 7ºBPM representam uma estratégia de ampliação e fortalecimento da participação social em apoio à política de segurança pública em todo o Estado do Ceará. “Esperamos que esses conselhos formem consórcios regionais e também troquem experiências com os conselhos de defesa social de outras regiões do Estado, somando esforços e compartilhando essas responsabilidades para o fomento da cultura de paz, da participação social e do exercício da cidadania”.

 

 

(SSDPS)

Postagens mais visitadas