Você está em: REGIONAL // Notícia de Fagner Freire // 29 de junho de 2022

 

Nos últimos dias, vem avançando conversações de empresas para a instalação de torres de energia eólica na zona rural de Santa Quitéria.

Representantes da francesa Voltalia e da cearense Casa dos Ventos se reuniram com moradores e proprietários de terras nas localidades de Saco dos Bois, Saco do Belém, São José dos Mocós e Raimundo Martins, áreas mais elevadas do município, que recebem as melhores formações de vento e que estão sendo prospectadas para receberem os equipamentos.

Na Câmara Municipal, o vereador Pé de Mola (PT) afirmou que os investidores colocam como ponto inicial, de que os assentados recebam o título definitivo de suas terras, o que ele enxerga como prejudicial para acesso à benefícios sociais e que terão uma renda de 1,2% da produção energética comercializada. “Não estou querendo dizer que seja uma fonte de energia ruim. Estão querendo pagar R$ 1 mil para cada proprietário onde acontecerá a instalação, é um valor muito pequeno para a sobrevivência dessa população”, declarou.

Com mais de 80 parques em operação a partir da força do vento, o Ceará é o terceiro estado do País na produção de energia eólica, que é a segunda maior de energias renováveis no Brasil. Em Santa Quitéria, segundo pessoas que foram consultadas pelos investidores, os estudos permanecem em andamento, porém enxergando com bastante viabilidade, sendo uma das primeiras cidades do Interior fora do eixo litorâneo a receber estas usinas.

A Voz de Santa Quitéria procurou a empresa Voltalia, por meio de sua assessoria, para comentar o assunto, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

 

(A Voz de Santa Quitéria)

Caderno: REGIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire