EUA identificam primeiros casos de varíola do macaco em crianças

Mais de 16 mil casos de varíola do macaco já foram registrados pelo mundo.

 

Os Estados Unidos registraram os dois primeiros casos de varíola do macaco em crianças no país – uma na Califórnia e um bebê que não residente, disseram autoridades de saúde nesta sexta-feira (22).

Os dois casos não estão relacionados e provavelmente são o resultado de transmissão doméstica, afirmou o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em comunicado. A agência disse que as crianças estão bem de saúde e estão sendo tratadas.

A varíola do macaco, que causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões na pele, vem se espalhando no recente surto principalmente em homens que fazem sexo com homens. A doença se espalha principalmente por contato próximo.

Até agora este ano, houve mais de 16.000 casos de varíola do macaco em mais de 60 países e cinco mortes na África.

A Dra. Jennifer McQuiston, vice-diretora da divisão de patógenos e patologia de alta consequência do CDC, disse que não é uma surpresa que casos pediátricos.

Ela disse que 99% dos 2.891 casos de varíola do macaco confirmados nos Estados Unidos envolvem homens que fazem sexo com homens, mas houve um punhado de mulheres e homens transgêneros que foram infectados.

O coordenador de resposta à Covid-19 da Casa Branca, Dr. Ashish Jha, falando na mesma teleconferência, disse que o governo entregou 300.000 doses de uma vacina de varíola do macaco e está trabalhando para agilizar a compra de outras 786.000 doses da Dinamarca.

Os Países Baixos também relataram o primeiro caso infantil da doença nesta semana. Um menino, com idade entre 5 e 10 anos, desenvolveu uma erupção cutânea após férias na Turquia e desde então se recuperou.

 

R7

Postagens mais visitadas