Centros de Testagem para Covid-19 serão fechados no Ceará

 Centro de testagem para Covid. Estacionamento do Senac da Av. Tristão Gonçalves, Ce...

Por conta do cenário de queda contínua de casos de Covid-19, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que na próxima sexta-feira, 19, a operação dos Centros de Testagem (CTs) gratuitos no Hotel Excelsior (na Praça do Ferreira) e no Aeroporto de Fortaleza, bem como os CTs da rede parceria (Sesi, Sesc e Senac) na Capital e no Interior deixarão de funcionar.

Para manter a população assistida mesmo diante da redução dos casos e da positividade dos exames, o Governo do Estado e os municípios cearenses seguem ofertando exames de Covid-19 nas unidades de saúde.

“Caso haja um novo crescimento de casos ou uma nova onda da Covid-19 no Estado, poderemos reativar esses equipamentos. Na atenção básica, nos postos de saúde, ou na média e alta complexidade, nos hospitais, há testagem para suspeitos sintomáticos ou pacientes com síndromes gripais”, explica em nota a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesa, Sarah Mendes.

Conforme a Sesa, esse cenário mais controlado só é possível devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no Ceará, que figura na terceira colocação do ranking nacional de coberturas vacinais por esquema completo (primeira e segunda dose) e por doses de reforço, atrás somente de São Paulo e Piauí.

As autoridades em saúde do Ceará, ainda recomendam que a população siga tomando todas as doses da vacina, incluindo os reforços, para que sejam mantidos os avanços econômicos e sociais conquistados com a redução dos indicadores da doença.

Testagem massiva

De acordo com a Sesa, os centros de testagem gratuita para Covid-19 na Praça do Ferreira e no Aeroporto de Fortaleza, abertos em agosto de 2020 e julho de 2021, respectivamente, foram os dois locais com maior quantidade de exames realizados no Estado. Segundo dados do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), os dois CTs somam mais de 142,4 mil testes.

“A testagem massiva foi essencial para a vigilância epidemiológica nos momentos de pico da doença. Ter esses dados de casos e positividades de covid nos respaldou para a tomada de decisão no contexto do enfrentamento da pandemia”, conclui a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesa.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas