Oito açudes ainda sangram no Ceará; um deles desde janeiro

 O Ceará tem oito açudes ainda sangrando em agosto de 2022. São eles: Jenipap...

Em pleno mês de agosto, o Ceará ainda tem oito açudes sangrando atualmente, com o volume em 100%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), consolidados neste domingo, 28.

Os reservatórios transbordando são Jenipapo (no município de Meruoca), Faé (em Quixelô), Aracoiaba (em Aracoiaba), Germinal (em Palmácia), Itapebussu (em Maranguape), Penedo (também em Maranguape), Pesqueiro (em Capistrano) e Tijuquinha (em Baturité). 

Os oito são açudes de pequeno e médio portes. O Germinal, por exemplo, atingiu seu volume de 100% desde o dia 22 de janeiro - o que transbordou mais cedo dentre os que ainda estão sangrando. O Pesqueiro sangrou dia 4 de julho e foi o mais recente deles.

Atualmente, o estado tem 47 açudes com volume acima de 90% e 59 reservatórios com volume inferior a 30%. Apesar do número acentuado de reservatório com capacidade máxima no Ceará, os maiores açudes ainda apresentam níveis baixos.

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 23,61% da sua capacidade, conforme a Cogerh. Em seguida, o Banabuiú se encontra com 9,9%.

Em comparação ao mesmo período no ano passado, o Estado não apresentava nenhum reservatório sangrando. Na época, foi registrado apenas dez açudes com volume acima de 90% e 55 com volume inferior a 30%.

Açudes ainda sangrando 

Reservatório  Município Data que sangrou em 2022
Jenipapo Meruoca  19/abril
Faé Quixelô  11/junho
Aracoiaba Aracoiaba  25/abril
Penedo  Maranguape  24/maio
Itapebussu Maranguape  20/março
Germinal  Palmácia  22/janeiro
Pesqueiro  Capistrano  4/julho
Tijuquinha Baturité  7/março

Chuvas no Ceará

Conforme a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o fim de semana, o Ceará não tinha condições para chuvas no Estado. Até às 16h50min deste domingo, 28, nenhum município registrou precipitações.

A previsão para até a próxima terça-feira, 30, segue sem condições favoráveis para chuvas no Estado. Nesta segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, o Ceará deve ter céu variando de poucas nuvens a sem nuvens em todas as macrorregiões.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas