Alta temperatura faz com que geleira se desprenda na Patagônia chilena

 Geleira, Sul, Chile, Patagônia

Temperaturas mais altas do que o normal e chuvas incomuns, que provocam o enfraquecimento de paredes de gelo, fizeram com que parte de uma geleira suspensa se rompesse em um parque na Patagônia, no Sul do Chile, evento que está se tornando frequente devido às mudanças climáticas.

A massa de gelo, na altura do Parque Nacional Queulat, mais de 1.200 quilômetros (km) ao sul da capital Santiago, se rompeu no último fim de semana em meio a um estrondo, gerando imagens de impacto, que viralizaram nas redes sociais.

Suspenso a cerca de 200 metros de altura, o bloco de gelo é a principal atração do parque que fica no lado chileno da Patagônia, caracterizado nessa área por fiordes glaciais e florestas temperadas.

Os deslizamentos são episódios normais entre massas de gelo, disse Raúl Cordero, especialista em mudanças climáticas da Universidade de Santiago, mas o que é problemática é a regularidade com que ocorrem hoje.

"Não é só a facilidade de acesso aos telefones que torna esses registros mais visíveis, na verdade elas estão ocorrendo cada vez com mais frequência", disse Cordero à Reuters.

“Porque esse tipo de evento é desencadeado por ondas de calor, ou por eventos intensos de precipitação líquida, e ambas as coisas também estão acontecendo cada vez com mais frequência em todo o planeta, não apenas no Chile”, acrescentou.

 

 

(Agência Brasil)

Postagens mais visitadas