Estudantes de Santa Quitéria criam projeto voltado para autistas e participarão de feira nacional de robótica

 

 Um projeto desenvolvido por alunas do Colégio Dom Bosco, em Santa Quitéria, foi aprovado e será apresentado na Mostra Nacional de Robótica, evento científico que ocorrerá no próximo mês de outubro em São Bernardo do Campo (SP). O Pocoautis tem como principal objetivo, ajudar as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a se desenvolver de maneira mais simples e divertida por meio do uso da robótica educacional.

Segundo a aluna Vitorya Santos, do 9º ano, a iniciativa surgiu em meados de junho, a partir do desejo de participar de eventos deste porte e considerou as dificuldades de interação social e de comunicação que a pessoa com autismo possuem e o quanto isto afeta na alfabetização. O protótipo trabalha a identificação de animais, cores e letras por meio dos sons e imagens e enfoca também atividades cotidianas, com movimentos e brilhos como atrativo.

O projeto, desde então, vendo sendo testado por alunos do infantil e apresentado também a visitantes na escola, tendo colhido feedbacks positivos. “Eles se encataram, um deles veio, segurou, perguntou e se animou e isso a gente achou maravilhoso. A dificuldade agora é tentar montar algo maior, porque a placa tem um custo elevado”, relata.

Na visão do co-orientador Jonatha Santos, isto ajuda a aprimorar o aprendizado e solucionar problemas que interferem nos comportamentos. A orientadora Ana Eliza Mesquita complementa que no decorrer do desenvolvimento, psicóloga e psicopedagoga da cidade foram incluídas na discussão para tirar dúvidas e assim, compreender melhor sobre o autismo.

No Brasil, estima-se que existem 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O desafio esbarra agora em relação aos custos para deslocamento e logística, que pode chegar a R$ 20 mil. Daí, a mobilização e engajamento feito pelas próprias alunas, com apoio dos pais, professores, própria escola e a comunidade. Doações podem ser feitas pelo Pix (88) 99953-2389 e mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @pocoautissq.

 

(A Voz de Santa Quitéria)

 

Postagens mais visitadas