Com chegada do 5G, antenas parabólicas passam a receber interferência no sinal no Ceará; veja o que fazer

 Quem usa antenas parabólicas terá que trocar o aparelho para não perder o sinal da TV aberta — Foto: TV Globo/Reprodução

A ativação da quinta geração de internet móvel — o 5G — começou nesta segunda-feira (5), em Fortaleza. A ativação deve chegar em outras cidades do Ceará nos próximos meses. Com a ativação algumas mudanças tecnológicas vão ocorrer na capital. Uma delas diz respeito às antenas parabólicas, que podem começar a sofrer interferência para receber o sinal da TV aberta (veja abaixo o que fazer).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que quem usa esses equipamentos vai ter que trocar o aparelho para não perder o sinal televisivo. O prazo para que transmissão da TV aberta pare de funcionar nas parabólicas é de 18 meses. O usuário poderá tirar dúvidas pelo site sigaantenado.com.br ou ligar para o telefone 0800 729 2404.

Para famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), a mudança na antena parabólica pode ser feita de maneira gratuita (veja detalhes abaixo).

O que muda

Quem usa antenas parabólicas terá que trocar o aparelho para não perder o sinal da TV aberta — Foto: TV Globo/Reprodução

Atualmente, as antenas parabólicas operam na banda C, ou seja, em 3,5 GHz, explica o diretor-conselheiro da Anatel Moisés Queiroz Moreira.

O especialista aponta que a frequência é a mesma que será usada pelo 5G. "Quando [o 5G] for ligado, quem tem antena parabólica sofrerá interferência", aponta Moreira.

O prazo para que a transmissão pela antena parabólica pare de funcionar em 18 meses, contando a partir desta quarta-feira, conforme determinação do governo federal. Para evitar prejuízos ao serviço, a TV aberta migrará para a banda Ku, segundo especialistas.

No Brasil, a antena parabólica estava presente em 27% dos lares em 2019, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Equipamentos gratuitos

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), da Anatel, tem um programa de distribuição gratuita da nova parabólica digital, conversor e cabos. Para fazer parte, é preciso se encaixar nos seguintes critérios:

  • Ser inscrito no CadÚnico;
  • Possuir uma antena parabólica tradicional, devidamente instalada e conectada à TV.

A solicitação do kit e a instalação devem ser agendados por meio do site da EAF. Segundo a entidade, a mudança de equipamento de forma gratuita está disponível apenas nas capitais brasileiras.

Quinta geração

Inicialmente, a expectativa é que o serviço seja garantido nos atuais planos das operadoras, sem cobrança extra. Segundo especialistas, a quinta geração da internet vai aumentar a capacidade de transmissão de dados e diminuir a latência, que é o tempo que a informação leva para sair do computador e chegar no destino.

De acordo com a Anatel, as próximas capitais a receberem o sinal são: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. No entanto, ainda não há data definida. Apesar da chegada da nova tecnologia, o 4G não deixa de existir.

Benefícios para o setor de energia

O benefício da chegada do 5G vai além da telecomunicação. Outros setores da economia, como o de energia, também devem colher os frutos da quinta geração de internet móvel.

De acordo com o gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil, a nova tecnologia é importante para a melhoria no monitoramento do consumo por parte das distribuidoras de eletricidade.

"[Interfere na] qualidade dos serviços, investindo na redução dos períodos de queda no fornecimento. Quando [as quedas] eventualmente acontecem, o reestabelecimento acontece cada vez mais rápido", explica Brasil.

A médio e longo prazo, a expectativa é de que esse melhor monitoramento do consumo traga redução nas perdas das distribuidoras. "Isso acontecendo também gera um menor repasse a cada ano", afirma o especialista. 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas