Polícia Federal flagra desmatamento ilegal em área de proteção ambiental no Ceará

 Polícia Federal flagra desmatamento em área de proteção ambiental no Ceará — Foto: Divulgação

A Polícia Federal flagrou o desmatamento ilegal de 44 hectares de uma área que pertence à APA Araripe, no município de Santana do Cariri. O desmatamento foi constatado durante uma fiscalização realizada em parceria com o ICMbio, na localidade de Dom Leme. Também foram apreendidos maquinários e realizados procedimentos administrativos, que podem gerar notificações e multas.

Através de um monitoramento realizado por um sistema de imagens via satélite de alta resolução, foi possível localizar a área desmatada.

A Polícia Federal flagrou o desmatamento ilegal de 44 hectares de uma área que pertence a APA Araripe, no município de Santana do Cariri.  — Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal flagrou o desmatamento ilegal de 44 hectares de uma área que pertence a APA Araripe, no município de Santana do Cariri. — Foto: Polícia Federal

De acordo com o chefe do Núcleo de Gestão Integrada, do ICMBIO, Carlos Augusto Pinheiro, as ações de educação ambiental e de coibição do desmatamento ilegal na região do Cariri têm sido intensificadas.

“A gente tem feito um monitoramento via satélite das áreas desmatadas dentro da APA e também uma busca com os municípios para saber se houve autorização para uso dessas áreas. A partir daí, junto com a Polícia Federal, fazemos um levantamento sobre as áreas desmatadas.”

A PF continuará as investigações na região para subsídio das medidas penais cabíveis.

A APA Araripe possui aproximadamente 1 milhão de hectares e abrange municípios no Ceará, em Pernambuco e no Piauí.

Recentemente, a Chapada do Araripe foi reconhecida como a primeira Paisagem Cultural do Ceará e integrará a lista indicativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

 

 

(G1/CE) 

Postagens mais visitadas