Operação da PF mira uso de CACs e clubes de tiro para comércio ilegal de armas

 Armas foram apreendidas na ação da Polícia Federal — Foto: Ascom

A Polícia Federal faz nesta sexta-feira (21) uma operação contra investigados por falsidade ideológica para comércio e porte ilegal de armas. As ações acontece em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.

Segundo a PF, os investigados fraudavam o registro de Colecionador, Atirador desportivo e Caçador (CAC) para aquisição de armas que, depois, eram vendidas.

O grupo ainda usava perfis na rede social para divulgar a venda e fazer conteúdos que incitavam o uso de armas. Os nomes dos investigados não foram divulgados pela Polícia Federal.

No total, foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva, 37 mandados de busca e apreensão, 11 ordens de suspensão das atividades de natureza econômica de pessoas jurídicas, sequestro de bens adquiridos a partir de 2019 e bloqueio de valores. Os valores também não foram divulgados.

Polícia Federal faz operação em clube de tiros em Maceió — Foto: Nick Marone/TV Gazeta

Polícia Federal faz operação em clube de tiros em Maceió — Foto: Nick Marone/TV Gazeta

Em Maceió, a ação ocorre em um clube de tiros localizado no bairro da Serraria, em Maceió. O local é regular. A reportagem da TV Gazeta acompanha a ação da PF. No local, os agentes usam marretas para quebrar as paredes do clube.

O que diz a investigação

A operação é feita a pedido da Justiça de Caruaru, no Pernambuco, após representação da Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Ao longo da investigação, a polícia identificou a articulação do grupo como uma organização criminosa dedicada à produção de documentos falsos para "viabilizar e dar aparência de legalidade tanto ao comércio, quanto ao porte ilegais de armas de fogo".

A suspeita é de que eles fraudavam documentos da Polícia Federal e Exército para a emissão de registro de Colecionador, Atirador desportivo e Caçador (CAC) para ter acesso as armas que, depois, eram vendidas.

Para o comércio, eles usavam pessoas jurídicas para produzir entrevistas, vídeos e outros conteúdos e difundir em nome delas pela internet, publicidades ilegais para a venda, estimulando o uso indiscriminado de armas de fogo e incitando a prática de crimes.

Polícia Federal faz operçação em clubes de tiros de Maceió, Pernambuco e São Paulo — Foto: Ascom/PF

Na ação, a Justiça ainda determinou o bloqueio de 14 páginas, entre perfis e canais de disseminação do conteúdo ilegal.

Os investigados podem responder pelos crimes de pertencimento a organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes. As penas somadas podem alcançar 30 anos de reclusão e multa.

Com a operação, a polícia busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi do grupo investigado sobre a execução de fraudes contra os sistemas dos órgãos públicos de fiscalização e controle.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes. 


(g1)

Postagens mais visitadas