Nomeado para o MEC, Camilo propõe pacto com estados e municípios para recuperar educação 'devastada'

Presidente eleito Lula convidou o cearense Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Presidente eleito Lula convidou o cearense Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação. — Foto: Redes sociais/Reprodução

 

Camilo Santana (PT), anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Educação (MEC), disse em entrevista nesta quinta-feira (23) que pretende realizar um pacto com estados e municípios para recuperar a educação do país, "devastada pelo atual governo".

"Nós temos que correr o mais rápido possível, construir uma grande pactuação nacional, um regime de colaboração, que foi o que nós fizemos aqui no Ceará quando governador do Estado, com todos os entes federados desse país, os municípios do Estado", disse Camilo Santana.

Conforme o Camilo, o regime de colaboração irá beneficiar os estudantes, já que a maioria da rede pública é atendida pelos municípios e estados.

"Até porque, todos os alunos da rede pública do ensino básico do Brasil, quase metade deles são atendidos pelos municípios, 49,2% e 32% são atendidos pelos estados. Portanto, há que ter um regime de colaboração, um pacto federativo pela educação, convocando estados, municípios e a sociedade para que a gente possa construir um grande pacto pela educação brasileira", disse Camilo.

O futuro ministro da educação foi eleito senador pelo Ceará no pleito de 2022. Antes disso, ele foi governador do Estado entre 2015 e 2022. Camilo também integrou a equipe do governo de transição do presidente eleito como um dos coordenadores do grupo técnico de Desenvolvimento Regional.




 (G1/CE)

Postagens mais visitadas