Corpo de Bombeiros resgata cão de cacimba em Itapipoca

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um cachorro que havia caído de uma cacimba de 15 metros de profundidade, na localidade de Sítio do Meio, no município de Itapipoca – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. A equipe foi acionada pela tutora do animal, que caiu em uma residência vizinha. O resgate aconteceu na tarde dessa segunda-feira (20).

De acordo com informações do comandante da 5ª Companhia do 3º Batalhão do CBMCE, tenente-coronel Mardens Vasconcelos, os bombeiros tentaram resgatar o cão com uma caixa para ver se o animal entrava nela para ser içado, mas não obtiveram êxito. Então, em seguida, os profissionais utilizaram um tripé de salvamento. “Armamos um sistema de multiplicação de força, 4×1, com roldanas, cinto paraquedista, mosquetão, fitas e cabos. Com sucesso, o cão veio à superfície no colo do bombeiro, ileso”, afirmou o comandante.

Prevenção

O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas sejam cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Balanço

Em 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 9.641 animais, entre cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas e outros. Em 2023, já foram 1.473 resgates em todo o Estado. Em 2019, 2020 e 2021, a corporação resgatou 3.926, 5.217 e 9.641 animais, respectivamente.

 

 

 

Postagens mais visitadas