Após 31 anos, cearense encontra prima adotada por família francesa

Jean Vasconcelos ajudou a tia, Neide, a encontrar a filha que ela havia doado 31 anos atrás — Foto: Arquivo pessoal
Jean Vasconcelos ajudou a tia, Neide, a encontrar a filha que ela havia doado 31 anos atrás — Foto: Arquivo pessoal

 

Reencontrar a filha. Esse era o sonho de dona Neide, que entregou a bebê quando ela tinha apenas um ano de vida para adoção. Natural de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, dona Neide passava por dificuldades quando se viu na necessidade de entregar a filha para que alguém cuidasse dela. A bebê foi adotada por um casal francês.

Foram anos de sofrimento pela ausência da filha. A história teve uma reviravolta mais de 30 anos depois quando o sobrinho de Neide, o jovem Jean Vasconcelos, começou a procurar pela prima na internet.

Ao g1, ele contou que não teve muita dificuldade de encontrar a parente porque ela usava, em uma rede social, o nome francês que recebeu dos pais adotivos e, entre parênteses, o nome de batismo escolhido por dona Neide.

"A busca não foi difícil. Não encontramos o casal [que adotou a criança], encontramos a própria logo porque os pais dela nunca esconderam que ela foi adotada e ela usava o nome dela francês e em parênteses o nome brasileiro. Ou seja, ela queria ser encontrada. Facilitava até a procura, já", disse Jean.

A filha biológica que atualmente mora na França usava o sobrenome Caraúba, de origem indígena, o que facilitou a busca de Jean.

Após encontrar o perfil na rede social e ter quase certeza de que a pessoa se tratava de sua prima, filha de dona Neide, Jean resolveu enviar uma mensagem para ela.

"Entrei em contato e comentei as fotos dela informando que era um possível parente do Brasil e que precisava falar com ela. Obviamente ela ficou assustada com a abordagem, então fucei o perfil dela e encontrei o irmão e o primo dela. Então entrei em contato com eles e expliquei a situação. Eles pediram provas, mandei foto da minha tia segurando uma foto dela ainda bebê", relatou.

Viagem à Europa

Após algum tempo de conversa pelas redes sociais e da certeza de que tinha encontrado a filha de dona Neide, Jean e a tia embarcaram nesta segunda-feira (13) com destino à Europa para encontrar a parente depois de 31 anos. Eles estão em Roma, na Itália, e no próximo sábado (18) embarcam para a França.

"Desde então estamos em contato e agora estamos embarcando rumo à Europa para conhecê-la. E eu tô muito feliz de proporcionar esse momento à minha tia", contou.

Aos 32 anos, segundo Jean, a prima é pedagoga e trabalha com crianças PcD’s na França. 

 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas