É #FAKE texto que diz que ligação pede para discar 2 se estiver vacinado e clona celular

 É #FAKE texto que diz que ligação pede para discar 2 se estiver vacinado e clona celular

Circula pelas redes sociais uma mensagem que afirma que uma pessoa recebeu uma ligação que pediu para pressionar 2 se estivesse vacinado e que, ao pressionar 2, essa pessoa teve o telefone bloqueado e hackeado, limparam sua conta e fizeram pix. É #FAKE.

 — Foto: g1

— Foto: g1

A mensagem completa diz:" Infelizmente um novo golpe: agora mesmo meu amigo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo-lhe para pressionar 2 se ele tivesse vacinado. Aí ele pressionou 2. Imediatamente o telefone foi bloqueado, seu telefone foi bloqueado. Limparam a conta, fizeram PIX. Tudo muito rápido! Portanto, tome cuidado ao receber chamadas semelhantes. Coloque isso no seu grupo de bate-papo. Avisar para os familiares."

O Fato ou Fake questionou a Apura Cyber Intelligence se tecnicamente é possível clonar um telefone ao teclar em um número a partir de uma chamada convencional como descrito na mensagem. O chairman e CEO da empresa, Sandro Süffert, viu a mensagem e afirma que é falsa. "Não é possível. Isso é fake", diz.

O texto da mensagem falsa circula também em inglês e apresenta um outro número de telefone (912250041117) como suspeito. O número brasileiro é igual ao número estrangeiro, com exceção dos dígitos 122 entre o 9 e o 5. A versão estrangeira foi desmentida por Newsmobile e Republicworld, da Índia. A polícia de crimes de Hyderabad desmentiu tal alegação.

"A forma descrita na imagem parece falsa ou exagerada. Até onde temos conhecimento, não é possível clonar um número de telefone apenas pressionando "2" ou qualquer tecla", diz Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina.

Encaminhamento de chamadas

Assolini alerta, porém, que existem maneiras de encaminhar todas as chamadas recebidas para outro número, usando códigos MMI, o que pode dar margem a golpes. "Ao enviar o código MMI, o dono do aparelho é alertado de duas maneiras sobre o redirecionamento configurado. Resta educar as pessoas para que não o façam sem saber as implicações", diz.

O especialista explica que quando todas as ligações são encaminhadas, é possível que um criminoso receba ligações com tokens e OTPs enviados para a vítima, resultando na apropriação da conta de muitos serviços, incluindo o WhatsApp.

"Se um criminoso quer fazer o SIM Swap, ele fará isso no período da noite, quando a vítima irá demorar a perceber o golpe. O roubo do WhatsApp é viável porque a empresa demora, em média, uma semana para devolver a conta ao proprietário (e alguns dias para bloquear a conta). Já para o número do telefone (SIM), há o código PIN que permite um bloqueio rápido."

G1

Postagens mais visitadas