Forças de Segurança atuam durante ocorrências relacionadas a chuvas no Ceará

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de seus órgãos vinculados, atua para atender ocorrências relacionadas a chuvas que atingem o Ceará, nesta quinta-feira (16). O Governo do Estado do Ceará disponibilizou um grande aparato de apoio às vítimas das chuvas e aos municípios atingidos. 

Em Aratuba, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), incluindo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará (Cedec); da Polícia Militar do Ceará (PMCE); e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e deslocadas para atender a uma ocorrência de deslizamento de terra, que atingiu duas residências. Na ocasião, uma mulher de 21 anos e duas crianças, com idades de 2 e 8 anos, foram a óbito no local. 

Outras duas pessoas foram socorridas para uma unidade de saúde. Já outras duas vítimas foram atendidas no local com escoriações leves. Equipes da Prefeitura Municipal de Aratuba orientaram os moradores para a evacuação de casas que correm risco de desabamento. Os moradores foram levados para um hotel do município. 

Região Metropolitana

Na cidade de Pacatuba, uma equipe do CBMCE foi acionada para resgatar pessoas em um estabelecimento comercial devido a elevação de água. A guarnição foi até o local e resgatou os funcionários do local. As equipes seguem atentas para novas ocorrência de chuvas intensas sobre o Ceará. 

Orientações do CBMCE

Com o período de chuvas, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar possíveis danos. Diante disso, a Defesa Civil do CBMCE orienta a população a adotar algumas medidas de segurança em situações de chuvas intensas, alagamentos ou deslizamentos.

– Cadastre seu aparelho celular para receber alertas da Defesa Civil; envie, gratuitamente, um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199;

– Durante a chuva, evite contato com aparelhos ligados à rede elétrica e não permaneça em áreas abertas ou próximo a estruturas altas, para não ser atingido por um raio;

– Caso a sua moradia esteja em área de risco de alagamento ou inundação, procure deixar os móveis e objetos suspensos, fora do alcance da água. Mantenha preparada uma bolsa com os materiais de uso imediato da família, para o caso de ter de sair da moradia em situações emergenciais. Identifique antecipadamente um lugar para se abrigar, na casa de parentes, amigos, ou em instalações públicas;

– Caso precise passar com o veículo automotor por uma área alagada, mantenha distância do veículo à frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água.

Serviço:

Em caso de emergência, ligue para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), no número 190, ou para o 193 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas