Nascimento de 70 tartarugas em extinção é registrado em Caucaia

O nascimento de 70 tartarugas em extinção são registrados pela primeira vez pelo Imac, em Caucaia
O nascimento de 70 tartarugas em extinção são registrados pela primeira vez pelo Imac, em Caucaia (Foto: Divulgação/Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac))
 

Pela primeira vez, o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) registrou o nascimento de 70 tartarugas em extinção da espécie Caretta Caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda. O registro aconteceu no último domingo, 12, na Praia do Cauípe, a cerca de 20,3 km de Fortaleza.

De acordo com Leandro Araújo, presidente do Imac, essa espécie não é frequentemente encontrada no município de Caucaia.

“Das quatro espécies de tartarugas que frequentam o litoral brasileiro, nós já conseguimos identificar no nosso litoral três dessas espécies: a tartaruga-de-pente, a tartaruga-cabeçuda e a tartaruga-verde. A única que não encontramos foi a tartaruga-de-couro”, explica o pesquisador.

Na última temporada de desova — 2022/2023 — já foram registrados, até o momento, 73 ninhos de tartarugas em Caucaia, segundo Thiago Menezes, gerente de orla da Imac. Cinco desses ninhos eclodiram e resultaram no nascimento de 515 tartarugas.

Ainda de acordo com Leandro, dados do Projeto Tamar indicam que 3% a 6% das tartarugas nascidas chegam até a fase adulta. "Parece, para o público que não tem contato com a espécie, que são valores baixos, mas é uma estratégia de adaptação evolutiva importante. Esses animais estão aí,há milhões de anos nascidos, chegando à vida adulta. Parece pequeno, mas é o fluxo natural."

“A gente [do Imac] está fazendo aqui no município a redução da interferência humana para permitir que o ciclo natural aconteça. Caso nós não fizéssemos esse trabalho e a população tivesse o hábito de interferência no nascimento e remoção de ninhos, esse valor seria ainda melhor”, complementa Leandro.

O instituto também faz uma série de recomendações para o público. “Não se deve interferir, não se deve filmar [ou fotografar] o animal com luminosidade e, se ele for encontrado, não deve ser tocado de nenhuma forma”, alerta o presidente.

Caso ninhos ou encalhes de tartarugas sejam encontrados, é preciso entrar em contato pelo número de Whatsapp (85) 9 8108 0778.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas