CBMCE resgata jiboia de motor de ambulância em São Luís do Curu

 

Uma equipe da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (4ª Cia/2º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, nesse domingo (21), o resgate de uma jiboia de dois metros de comprimento. A serpente foi retirada do motor de um veículo em São Luís do Curu – Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Ceará.

A composição foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), no início da madrugada, e,  imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram para um hospital no município de São Luís do Curu, local onde ocorreu o resgate. 

Segundo informações, um funcionário da unidade hospitalar viu quando o réptil entrou no motor de uma ambulância. A equipe do CBMCE foi acionada por meio do número 193. Quando a composição chegou ao local, a jiboia encontrava-se dentro do motor de uma ambulância do hospital. “Resgatamos o animal de cerca de dois metros de comprimento que, de modo aparente, não apresentava nenhum machucado. Devolvemos a jiboia para o seu habitat natural, longe da população e próximo de uma fonte de água natural”, explicou o comandante do resgate, tenente Gleuber Souza.

A guarnição retirou o animal do automóvel e o devolveu para o seu habitat. O local escolhido foi o adequado para a soltura sendo próximo à fontes de água e longe de residências.

A legislação ambiental protege os animais silvestres. Por isso, a população deve sempre manter distância desses animais para evitarmos possíveis acidentes, devido ocorrerem situações em que eles podem atacar.

Prevenção

Em situações como a ocorrida em São Luís do Curu, o CBMCE orienta acionar os bombeiros militares por meio do número 193, a ligação é gratuita, o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive, aos finais de semana e feriados.

Sobre as jiboias 

As jiboias são répteis da família Boidae, elas estão entre os grupos de maiores serpentes do planeta. As jiboias são consideradas a segunda maior espécie no território nacional, atrás somente da sucuri. Contudo, elas podem atacar caso sejam ameaçadas. Elas matam suas presas comprimindo o corpo delas. 

Resgates em 2023

No 1º quadrimestre deste ano, o CBMCE resgatou 3.875 animais. Os resgates foram realizados entre os meses de janeiro a abril, em todo o Ceará. Já no mesmo período de 2022, foram 3.421 resgates de animais.

 

 

Postagens mais visitadas