Lula e Camilo lançam programa com 1 milhão de vagas em tempo integral

 Assinatura autoriza a retomada de 3,5 mil obras paralisadas ou inacabadas em escolas no país. — Foto: Thiago Gadelha/SVM

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (12), no Ceará, a criação de um programa que vai aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral no país. O lançamento ocorreu no Centro de Eventos de Fortaleza, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

De acordo com o Ministério da Educação, serão repassados R$ 4 bilhões a estados e municípios para ampliação das vagas em tempo integral, ou seja, com jornada superior a sete horas diárias. Os gestores vão definir em que nível escolar as vagas serão implantadas (creche, ensino médio etc)

O programa foi instituído por meio de Medida Provisória que vai passar por votação no Congresso

"Não existe nenhum país que conseguiu se desenvolver sem antes investir na educação. Investir na educação não é só colocar uma criança na escola, é investir na educação fundamental, ensino médio e superior", afirmou o presidente.

Ainda conforme o MEC, os recursos serão transferidos para gestões estaduais e municipais considerando o número de matrículas acordadas com o Ministério da Educação.

Lula visitou escola e anunciou programa escolas em tempo integral. — Foto: Thiago Gadelha/SVM
Lula visitou escola e anunciou programa escolas em tempo integral. — Foto: Thiago Gadelha/SVM


Em Fortaleza, pela manhã, Lula visitou a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson, no Bairro Luciano Cavalcante. No local, ele conversou com alunos e professores, e conheceu projetos de uma feira de ciências.

Lula estimulou que os alunos aperfeiçoem os projetos, façam a patente e industrializem as peças. "Vai ser um presente para a mãe de vocês quando vocês passarem no Enem, patentearem e levaram para a indústria", disse.

Ao visitar os estandes de projetos realizados por alunos, acompanhando por autoridades do estado, Lula conversou com uma estudante de 16 anos e, inicialmente, perguntou idade, em que ano ela estava e, na sequência, qual curso superior ela gostaria de fazer. Ao ouvir que a aluna pretendia fazer medicina, ele respondeu: "quando você fizer medicina eu vou ficar doente".

Durante a tarde, Lula irá ao Crato para fazer o anúncio do Pacto Nacional de Retomada de Obras na Educação Básica. Presidente também participa da inauguração do Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira.

O evento segue confirmado para 17h30. No início da noite, às 19h, presidente Lula retorna para Brasília.

Retomada de obras

À tarde, na cidade do Crato, no interior do Ceará, Lula vai assinar a medida provisória que possibilitará a conclusão de mais de 3,5 mil obras de infraestrutura escolar que estão paradas ou inacabadas.

A MP do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica prevê investimento de quase R$ 4 bilhões no período de 2023 a 2026. Com a conclusão das obras, estima-se a abertura de aproximadamente 450 mil vagas nas escolas públicas.

As obras equivalem a 1,2 mil novas creches e pré-escolas, mil escolas de ensino fundamental, 1,2 mil quadras esportivas, 86 reformas ou ampliação e 40 escolas profissionalizantes. 

 

(g1)

Postagens mais visitadas