O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou três cobras peçonhentas nos municípios de Guaramiranga, Mulungu e Pacoti, localizados na região do Maciço de Baturité. As ações ocorreram entre os dias 13 e 15 de agosto.
Nessa terça-feira, 15, os agentes foram acionados para realizar o resgate de uma serpente cascavel em Mulungu. O animal foi encontrado em um sítio por um agente de endemias, que realizou a captura da cobra antes da chegada do Batalhão.
Após o resgate seguro, os agentes encaminharam a serpente a um local apropriado.
Na manhã do último domingo, 13, uma cobra cascavel, de cerca de 1 metro e 30 centímetros, foi encontrada em um condomínio no município de Guaramiranga. O resgate foi realizado pelos policiais militares especialistas dentro do residencial.
No mesmo dia, à noite, o BPMA foi acionado para resgatar um filhote de cobra coral real de, aproximadamente, 15 centímetros. O animal foi encontrado em um imóvel no município de Pacoti.
De acordo com a Polícia Militar do Ceará, as três serpentes foram entregues aos cuidados de pesquisadores e herpetólogos no Campus da Universidade Estadual de Pacoti.
Caso um animal silvestre seja encontrado, os agentes orientam que a população mantenha distância do animal e entre em contato com o Corpo de Bombeiros ou órgãos de proteção ambiental para realizar o resgate seguro.
Além disso, é importante evitar dar alimentos a esses animais e manter o ambiente seguro, principalmente em locais próximos a terrenos baldios ou áreas verdes.
(O Povo)