![]() |
Policiais militares resgataram uma cobra de dois metros em Pacoti, no Ceará, na última semana. A jiboia de grande porte foi localizada na quinta-feira (24).
A espécie pertence à família Boa Constrictor e pode atingir até quatro metros de comprimento, mas não tem peçonha.
A PM divulgou que a saúde do animal foi avaliada e o reptil solto no seu habitat natural, distante das residências.
Outra cobra da mesma espécie foi recentemente resgatada no telhado de uma casa, no bairro Antônio Bezerra.
O Corpo de Bombeiros divulgou ter registrado um aumento significativo no resgate de animais. Entre janeiro e maio de 2025, foram 4.935 atendimentos: "este número representa um crescimento de 9,88% em relação ao ano anterior. Serpentes e gatos lideram os chamados, exigindo atenção da população".
Do total dos casos, quase 70% envolveram serpentes, somando 3.357 resgates. Em segundo lugar, aparecem os gatos, com 579 atendimentos.
COMO IDENTIFICAR COBRAS VENENOSAS X NÃO VENENOSAS
Os bombeiros alertam que, geralmente, cobras venenosas têm a cabeça triangular e achatada. Seus dentes são longos, na frente da boca. Os olhos têm fenda, como os de um gato. “A cauda afina rapidamente e elas tendem a atacar quando se sentem ameaçadas”.
Já as não venenosas, segundo especialistas, têm cabeça estreita e alongada, não possuem dentes alongados na parte traseira da boca, os olhos exibem pupila circular e a cauda afina gradualmente. Costumam fugir quando perseguidas.
“Sintomas de picada venenosa incluem dor crescente e inchaço no local. Ínguas doloridas, bolhas, náuseas e tonturas podem surgir. Procure sempre o hospital, mesmo se duvidar da toxicidade”, alertam.
(Diário do Nordeste)



