O ex-prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito Alencar, e o policial militar Leandro Vidal dos Santos, estão entre os alvos de uma operação realizada na manhã desta quarta-feira (27) nas cidades de Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Barbalha, Crato e Porteiras.
Anteriormente, grafamos de forma incorreta no título da matéria que o comandante da PM foi alvo da operação. O alvo da operação não é comandante da PM e sim de um destacamento da Corporação
A ofensiva cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão no âmbito da investigação de um duplo homicídio ocorrido no Cariri cearense.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em quatro alvos distintos. Um dos mandados foi cumprido em Nova Olinda, onde três aparelhos celulares foram apreendidos.
Além disso, a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva. A motivação do crime segue em investigação pela Polícia Civil.
A defesa do ex-gestor informou, em nota assinada pelos advogados Stênio Rolim de Oliveira e José Jefferson Campos de Santana, ter recebido "com surpresa o cumprimento da medida de busca e apreensão realizada nesta data, especialmente porque, até o presente momento, não teve acesso integral aos autos da investigação e aos fundamentos que embasaram a decisão judicial". Os advogados afirmaram terem "plena confiança nas instituições e no Poder Judiciário, acreditando que os fatos serão devidamente esclarecidos no curso regular da investigação, com observância das garantias legais e constitucionais". (Veja íntegra da nota no fim do texto)
Já a defesa do PM Leandro Vidal não foi localizada pela reportagem. O espaço segue aberto para futuras manifestações. Outros PMs também estariam envolvidos, mas os nomes não foram obtidos pela reportagem.
A operação foi determinada pelo Poder Judiciário e contou com a atuação de policiais civis e militares.
O policial militar investigado também é réu no episódio conhecido como Chacina de Milagres, caso em que assaltantes e reféns morreram durante uma tentativa de assalto no Interior do Ceará.
Comerciante e motorista foram mortos em crime investigado
![]() |
| Foto: Reprodução/Redes Sociais. |
As duas mortes investigadas do caso foram registradas na cidade de Juazeiro do Norte, Interior do Ceará, em novembro de 2025. Na época, as vítimas foram identificadas sendo um comerciante e um motociclista de app.
Conforme informações obtidas pelo Diário do Nordeste, o comerciante foi identificado como Cícero Ronaldo Nunes, 43 anos, conhecido como 'Ronaldo do Mercantil'. Ele seria o único alvo dos criminosos, que invadiram a residência da vítima e praticaram a execução. Cápsulas de fuzil foram achadas na casa.
Um motociclista de aplicativo que transitava pelo local em uma motocicleta no momento do crime também foi atingido pelos tiros. A vítima chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Ronaldo era investigado, por, supostamente, estar envolvido no plano para assassinar o ex-prefeito da cidade de Nova Olinda. Ele havia sido preso em março de 2025 durante a investigação do caso.
NOTA PÚBLICA
A defesa de ÍTALO BRITO ALENCAR ALVES, recebeu com surpresa o cumprimento da medida de busca e apreensão realizada nesta data, especialmente porque, até o presente momento, não teve acesso integral aos autos da investigação e aos fundamentos que embasaram a decisão judicial. Em respeito ao devido processo legal e às garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório, a defesa adotará as providências necessárias para obtenção de acesso ao conteúdo integral do procedimento, oportunidade em que poderá se manifestar acerca dos fatos investigados. A defesa reafirma a plena confiança nas instituições e no Poder Judiciário, acreditando que os fatos serão devidamente esclarecidos no curso regular da investigação, com observância das garantias legais e constitucionais.
Crato-CE, 27 de maio de 2026.
Stênio Rolim de Oliveira - OAB/CE 17.880
José Jefferson Campos de Santana - OAB/CE 20.824
(Diário do Nordeste)



