Governo do Ceará autoriza construção de santuário religioso em Nova Russas

 




Nova Russas deu, nesta terça-feira (23/06), um passo importante para a construção do Santuário e da estátua de Nossa Senhora das Graças. A ordem de serviço foi assinada durante evento realizado na Praça da Matriz, no Centro da cidade.

A solenidade reuniu o governador Elmano de Freitas, o prefeito José Anderson Pedrosa Magalhães, os deputados Júnior Mano e Jeová Mota, além de vereadores, prefeitos e lideranças da região.

Durante o evento, Elmano recebeu o título de cidadão novarussense e afirmou que a imagem religiosa projetada para o município será a maior do mundo.

🔗 Confira todos os detalhes na matéria completa acessando o link (clique aqui)

(Ipu Notícias.com)

Lavagem nasal incorreta levou apresentador a ser internado no Ceará

 




Após fortes dores na cabeça, o apresentador cearense João Inácio Jr. foi internado, na manhã da última sexta-feira (19), em Fortaleza. O comunicador foi diagnosticado com mastoidite bilateral, infecção nos ossos por trás das orelhas, além de uma infecção no ouvido. Ao g1, ele explicou que a complicação foi provocada após realizar lavagens nasais de forma incorreta.

Em tratamento há 5 dias em um hospital da rede privada, ele não tem previsão de alta. O comunicador está sendo acompanhado por especialistas, fazendo uso de medicamentos intravenosos para tratar as infecções.

Ele também passa por sessões de fisioterapia para movimentar o corpo após vários dias de internação.

A lavagem nasal foi uma das indicações que João Inácio Jr. recebeu dos médicos para aliviar os sintomas de uma sinusite (consequência do acúmulo de secreções nos ‘seios da face’).

O procedimento correto melhora o fluxo do sistema respiratório. O apresentador conta que fez a lavagem com uma garrafa apropriada, mas aplicou bastante força.

Conforme orientações médicas, a lavagem realizada com uma pressão excessiva pode levar a complicações e infecções, podendo afetar a tuba auditiva, pequeno canal que liga o ouvido médio à parte posterior do nariz.

Ao g1, João Inácio explicou que viu alguns vídeos com estas recomendações. No entanto, ele assistiu um vídeo em que um médico aparecia dando uma indicação contrária, justificando que a aplicação de uma maior pressão poderia auxiliar a eliminar as secreções da sinusite.

“Eu fui por ele. Então eu comecei a fazer a lavagem botando mais força. [...] E aí, os meus ouvidos começaram a ficar doloridos. E todos os remédios existentes em farmácia que os otorrinos puderam passar, inclusive com receita médica retida, foram passados para mim. E nenhum deles tirava a dor… A dor de gritar, de chorar, de correr, de não saber o que fazer”, explicou o apresentador.

Antes de ser internado, ele sentiu fortes dores de cabeça e percebeu que a audição estava comprometida. No hospital, ele passou por exames de tomografias e ressonância magnética para identificar o que estava acontecendo.

Conforme a explicação que recebeu dos médicos, ele afirmou que foi detectada uma grande inflamação nos mastoides - parte dos ossos do crânio localizados na parte de trás das orelhas, além da infecção do ouvido médio.

Em vídeo gravado no hospital, ele explicou que, na prática, o líquido utilizado na lavagem nasal entrou pela tuba auditiva e foi parar também na cavidade dos ossos mastoides, em um quadro em que a presença do líquido e de bactérias infeccionou as regiões atingidas.

Para o apresentador, o episódio deixou um alerta para a importância de seguir os procedimentos corretos da lavagem nasal. Ele também comentou sobre os riscos de acessar informações erradas nas redes sociais.

“O que eu estou passando aqui é praticamente uma tragédia porque eu não sei como vai terminar. Eu estou sendo tratado pelos médicos com um cuidado imenso porque o caso não é simples. [...] Eu nunca imaginei na minha vida que, colocando uma aguinha no meu nariz, eu ia entrar numa situação louca dessa”, relatou ao g1.

Com a repercussão ao falar sobre o tema nas redes sociais, ele afirma que tem recebido vários relatos de pessoas que tiveram complicações de saúde após realizarem a lavagem nasal de forma incorreta.

Tratamento

João Inácio Jr. compartilhou, também, que está sendo tratado com medicamentos para amenizar as dores e combater o quadro de infecção, sendo necessário que ele continue internado por tempo ainda indeterminado. Atualmente, ele afirma que está sob efeito de vários remédios e que não sente as dores que levaram à internação.

Ele afirma que, caso o tratamento medicamentoso não tenha sucesso, poderá passar por cirurgias para drenagem na região dos mastoides e do ouvido. O apresentador relata que estes procedimentos podem ser complexos e trazer complicações, como surdez ou novas infecções.

Durante o período no hospital, ele comenta que tem recebido diversas mensagens de apoio do público e que tem fé para superar este momento.



(G1/CE) 

Quem é o jovem de 18 anos preso por suspeita de matar universitária

 



O corpo de Ana foi encontrado no dia 29 de maio, abandonado em uma via pública na localidade de Bom Princípio, em Morrinhos, com lesões causadas por um objeto perfurante. Segundo as investigações da polícia, Dionatas teria atraído a vítima para um local ermo e, após uma discussão, atacou a jovem.

A universitária e o suspeito tiveram um relacionamento amoroso, que já havia terminado na época em quem a vítima foi morta. Os dois se conheciam desde a adolescência e o jovem compareceu ao velório de Ana Rérica.

Além do mandado de prisão preventiva contra Dionatas, os policiais civis cumpriram outros três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele. Foram apreendidos aparelhos celulares e outros objetos que, conforme a polícia, poderão contribuir para o aprofundamento das investigações.

Por meio de nota, a advogada de defesa Dionatas, Mikaelly Barros, afirmou que vai recorrer da prisão preventiva. A defesa manifestou solidariedade à família de Ana Rérica, mas destacou que "a comoção natural causada pelo caso não pode substituir a análise técnica das provas, tampouco afastar garantias constitucionais como a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa" (confira a nota na íntegra abaixo).

Conforme Mikaelly, a prisão partiu de uma acusação frágil. Ela destaca que o moletom apontado pela investigação como a roupa que Dionatas estaria usando no dia do crime não possuía nenhum material biológico de Ana Rérica, como seria comum em crimes dessa natureza, uma vez que a jovem foi perfurada.

"Os elementos até então existentes são, em grande parte, relatos indiretos, suposições e interpretações sobre deslocamentos e vestimentas, os quais não podem ser tratados como prova conclusiva de autoria", afirma a defesa.

Quem era a vítima

Familiares descreveram Ana Rerica como muito querida e bastante esforçada. Além de trabalhar em uma escola, ela também estudava e frequentava a igreja.

O irmão da jovem, André Messias, de 21 anos, disse que ao g1 que Ana Rerica tinha uma rotina dividida entre trabalho, igreja e amigos. Pela manhã, ela atuava como Profissional de Apoio a Crianças com Necessidades Especiais na rede municipal de ensino.

No início da tarde, a jovem dava aulas de reforço e entre o fim da tarde e o início da noite ajudava em uma loja de uma tia. Ela frequentava a igreja Assembleia de Deus Bela Vista e cursava uma graduação em Pedagogia online.

No tempo livre, ela gostava de visitar os amigos e andar de moto na cidade de pouco mais de 20 mil habitantes. Na noite em que foi morta, a jovem havia saído justamente para dar uma volta.

Além disso, a universitária era muito querida no trabalho pois se dava bem com crianças -- inclusive, já tinha feito alguns bicos como babá para conhecidos.

"Sempre trabalhou com crianças, sempre se deu bem com criança porque no fundo ainda era uma criança. Por isso toda criança que ela trabalhava gostava dela", disse o irmão dela, André Messias.

Ana Rerica foi encontrada morta em via pública na noite de sexta-feira (30) — Foto: Reprodução

Comoção na cidade

O velório de Ana Rérica ocorreu no dia 30 de maio, na igreja que ela frequentava. Antes da jovem ser enterrada, foi feito o cortejo fúnebre da igreja para o cemitério. Segundo a família, Francisco Dionatas participou da despedida.

O momento foi acompanhado por dezenas de pessoas, alguns com cartazes que pediam justiça pela universitária. A instituição onde Ana Rerica trabalhava, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Virgílio Távora, publicou uma nota de pesar lamentando a morte da funcionária e destacando as qualidades da jovem.

"Rerica sempre foi uma pessoa extremamente meiga, dedicada e carinhosa, deixando sua marca no coração de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela, especialmente nossas crianças, que recebiam seu cuidado com tanto amor", disse o texto.

Cortejo de Ana Rérica no sábado (30) reuniu dezenas de pessoas em Morrinhos — Foto: Reprodução

Confira a nota da defesa do preso na íntegra:

"A defesa técnica de Francisco Dionatas Mota de Sousa, diante do cumprimento de mandado de prisão preventiva ocorrido nesta data, vem a público esclarecer que recebe a medida com respeito às instituições, porém com profunda preocupação, especialmente diante da existência de elementos informativos relevantes que apontam para a fragilidade da imputação e para a inocência do investigado.

Inicialmente, a defesa manifesta solidariedade à família de Ana Rérica de Messias. Contudo, a comoção natural causada pelo caso não pode substituir a análise técnica das provas, tampouco afastar garantias constitucionais como a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa.

Conforme se extrai dos próprios elementos do inquérito policial, a investigação teve início sem prova direta de autoria. A própria autoridade policial, na portaria inaugural, registrou a necessidade de realização de novas diligências para apuração da dinâmica dos fatos e da autoria delitiva.

Além disso, um dos elementos centrais da investigação foi o moletom atribuído a Francisco Dionatas. Ocorre que o laudo pericial realizado sobre a peça de roupa não identificou material biológico da vítima, circunstância extremamente relevante para a defesa, sobretudo porque a morte teria ocorrido por meio de lesões compatíveis com instrumento perfurocortante.

Em crimes dessa natureza, a dinâmica lesiva pode ocasionar contato direto, projeção ou respingos de sangue e outros vestígios biológicos. Assim, a inexistência de material biológico da vítima no moletom periciado demonstra a não participação de Francisco Dionatas na prática do crime.

Os elementos até então existentes são, em grande parte, relatos indiretos, suposições e interpretações sobre deslocamentos e vestimentas, os quais não podem ser tratados como prova conclusiva de autoria.

Francisco Dionatas nega a prática do crime e o mesmo sempre colaborou com as investigações e seguirá colaborando, por meio de sua defesa, com todos os esclarecimentos necessários perante as autoridades competentes.

A defesa adotará imediatamente as medidas judiciais cabíveis para impugnar a prisão preventiva e demonstrar que não estão presentes os requisitos legais para a manutenção da custódia cautelar."

Rodoviários paralisam as atividades em protesto por aumento salarial

 



O Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, principal rodoviária de Fortaleza, amanheceu com menos ônibus nesta quarta-feira (24). Trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual fazem uma paralisação para cobrar melhorias salariais. A manifestação afetou viagens e causou transtornos a passageiros, que foram pegos de surpresa.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti), o movimento começou após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor.

A mobilização teve concentração nas primeiras horas da manhã em frente à Empresa Guanabara. De acordo com o sindicato, a paralisação pode afetar parte da operação do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual em Fortaleza e em outras regiões do Ceará, como o Cariri e o norte do estado.

O protesto foi aprovado pelos trabalhadores depois que a categoria rejeitou a proposta apresentada pelas empresas durante as negociações.

"Nos últimos meses, trabalhadores e representantes das empresas participaram de diversas mesas de negociação, reuniões técnicas e tratativas complementares na tentativa de construir uma solução consensual para a campanha salarial. Durante as discussões, o setor patronal apresentou inicialmente uma proposta de reajuste salarial de apenas 0,19%, posteriormente elevada para 0,89%. O percentual, no entanto, foi considerado insuficiente pelos trabalhadores diante das perdas acumuladas e das reivindicações da categoria. Após a última proposta, as empresas encerraram as negociações sem avanços", diz o sindicato.

Ainda em nota, o sindicato afirmou que os trabalhadores seguem abertos ao diálogo e à mediação. A categoria defende a retomada das negociações para tentar chegar a uma proposta que atenda às reivindicações.

Segundo apuração da TV Verdes Mares no local, cerca de 10 viagens foram impactadas pela paralisação. A empresa oferece reembolso ou remarcação da viagem.

Em nota, a Expresso Guanabara informou que acompanha as negociações e disse que apresentou uma proposta de reajuste com base na reposição da inflação do período.

"A empresa lamenta a paralisação realizada nesta quarta-feira, em Fortaleza, que impacta a operação e causa transtornos aos passageiros. A Expresso Guanabara reafirma o apelo para que as negociações avancem pelo diálogo e pelo bom senso, enquanto mantém suas equipes mobilizadas para minimizar os impactos e reorganizar a operação da forma mais ágil possível."

Passageiros relatam prejuízos

Dezenas de passageiros aguardavam embarque quando foram avisados sobre a paralisação. Muitos disseram que foram surpreendidos e só souberam da situação ao chegar à rodoviária.

"A gente gastou dinheiro para vim para cá. Tenho que ir trabalhar hoje. Estava indo para Camocim, são oito horas de viagem. Era para sair 7h em ponto. Eles só chegaram e falaram que os ônibus estão de greve. E tem gente que vai para mais longe. Como que a gente fica?!", disse uma passageira.

Outra viajante contou que chegou por volta de 5h45 e embarcaria às 6h para Tianguá, no interior do Ceará.

"Olhei para a plataforma e achei estranho não ter ônibus aqui. Eu tenho uma questão a mais. A minha mãe está doente. É uma emergência. Preciso ficar com ela."

Uma terceira passageira, que tinha passagem comprada para Belém, no Pará, também foi surpreendida pela paralisação.

"Fiquei sabendo há pouco tempo. Agora é esperar, não tem muito o que fazer. Se demorar muito, vou para casa", relatou.


(g1) 

Jericoacoara encolhe e mar avança, em média, 10 metros por ano sobre praia


 



Quem reside ou visita com frequência as praias de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte cearense, especialmente no entorno do Parque Nacional de Jericoacoara, pode ter percebido o avanço do mar sobre a faixa de areia nos últimos anos. Medições da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), inclusive, já chegaram a registrar o risco de perda de até 10 metros de faixa de areia por ano em alguns trechos.

Para entender e combater o processo natural de erosão, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), elaborará, a partir de agosto, um diagnóstico sobre o fenômeno no entorno da Vila de Jericoacoara, que poderá embasar estratégias sustentáveis para mitigá-lo. 

A praia de Jericoacoara enfrenta um processo acelerado de erosão, consequência da ocupação das áreas com transporte de sedimentos ao longo do tempo e de eventos climáticos extremos, como ressacas e elevação do nível do mar, segundo detalham ao Diário do Nordeste o coordenador do projeto da UFC, o professor do Labomar Alexandre Medeiros de Carvalho, e a diretora da unidade acadêmica, a professora Lidriana Pinheiro.   

O fenômeno já causou recuos totais da faixa de areia de até 48 metros na praia da vila, além de mostrar uma variação de redução superior a 10 metros ao ano da linha de costa no trecho de maior fluxo turístico — da vila à Pedra Furada —, segundo dados observados entre 2016 e 2024, presentes no Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira do Ceará (PCEC), da Sema.

Atualmente, a localidade não possui estruturas de contenção, como os espigões encontrados em Fortaleza e em Caucaia. Então, encontrar uma solução para a demanda é algo classificado como urgente pelo prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cezar, uma vez que os efeitos da erosão já afetam a rotina dos moradores e empreendimentos.

Inclusive, para tentar frear a intensidade das ondas, alguns comerciantes instalaram estruturas de proteção, segundo detalha o diretor do Conselho Empresarial da Vila de Jericoacoara (Consempjeri), Fábio Nobre.

No entanto, ações emergenciais como essas são de baixa eficiência e evidenciam a necessidade de soluções sustentáveis, como explicam os professores. “A constatação de que medidas de contenção da erosão costeira vêm sendo frequentemente implementadas sem a devida consideração dos processos ambientais que regulam a dinâmica costeira despertou preocupações quanto aos possíveis impactos.” 

Diante desse contexto, o Labomar decidiu adotar uma abordagem mais direta: reuniu pesquisadores e especialistas com experiência na temática para desenvolver um projeto focado no estudo das condições atuais do sistema costeiro ligado ao Parque Nacional de Jericoacoara (Parna de Jericoacoara). A iniciativa foi formalmente apoiada pela UFC em 12 de junho.

A partir desse diagnóstico, pretende-se fornecer subsídios técnicos e científicos que contribuam para o planejamento e a gestão integrada da zona costeira, promovendo estratégias de adaptação e mitigação compatíveis com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.”

Nesta imagem é possível observar um empreendimento turístico que adota diferentes estratégias de proteção contra o avanço do mar, recorrendo a estruturas rígidas e vegetação.
Foto: Reprodução/PCEC/Sema.


Como será feito o diagnóstico

Por meio da integração de dados ambientais e socioeconômicos, uma equipe multidisciplinar ligada à UFC analisará os processos erosivos ocorridos em Jijoca de Jericoacoara, no âmbito do parque nacional, com equipamentos oceanográficos e de geotecnologia de alta precisão.

Na prática, o projeto identificará áreas vulneráveis, avaliará impactos socioambientais e subsidiará a gestão costeira e a adaptação às mudanças climáticas. “Essas informações irão contribuir para um melhor entendimento das transformações costeiras e fornecer subsídios científicos para o planejamento e a gestão sustentável do litoral”, explicam Lidriana e Alexandre. 

A iniciativa reúne 12 pesquisadores experientes na temática, ligados a três laboratórios da UFC — Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG), Laboratório de Oceanografia Física (LOF) e Laboratório de Processos e Impactos no Ambiente Costeiro (CoastLab) —, além de estudantes de pós-graduação e de graduação na área de Ciências do Mar. 

Com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, o projeto conta com o apoio do Município e de instituições locais. A participação da sociedade é celebrada pelos especialistas: “Esse projeto traz uma grande inovação que consiste no engajamento da comunidade local nas suas mais diversas etapas.”

Área onde acontecerá a análise

O que esperar dos resultados do estudo

A proposta da iniciativa é apresentar um diagnóstico sazonal detalhado dos processos costeiros da região, considerando as condições atuais de disponibilidade de sedimentos na plataforma continental interna, o transporte pela deriva litorânea e a dinâmica eólica, conforme detalham Lidriana e Alexandre.  

Os dados gerados poderão contribuir para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela população local relacionadas ao ambiente marinho, auxiliando na gestão dos recursos costeiros e na adaptação às mudanças observadas na dinâmica da região.”

A seguir, confira os principais resultados esperados do projeto:

  • Realização de levantamentos detalhados da morfologia e sedimentologia marinha e costeira;
  • Coletas de dados hidrodinâmicos;
  • Elaboração de modelos que simulam o comportamento das correntes e ondas;
  • Produção de mapas que mostram a evolução da linha de costa e as áreas mais vulneráveis ao avanço da erosão;
  • Ações de educação ambiental e cultura oceânica;
  • Elaboração da Carta de Navegação Comunitária, fornecendo subsídios para a segurança da navegação.

A expectativa é que o estudo dure cerca de 12 meses, contemplando a sazonalidade climática do município, e seja feito na Estação Científica da UFC em Jijoca de Jericoacoara, cujas obras estão em andamento e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2027.

No entanto, o levantamento de dados está previsto para começar em agosto deste ano, logo após o encerramento das ações administrativas entre a instituição de fomento e a liberação das licenças de estudos pelos órgãos competentes, já que a área está inserida no Parque Nacional de Jericoacoara.

Erosão pode afetar economia do município

Devido à redução da faixa de praia e à degradação da paisagem, Lidriana e Alexandre explicam que a erosão na praia de Jericoacoara pode reduzir as atividades tradicionalmente realizadas pela comunidade, como a pesca artesanal e atratividades turísticas, afetando, assim, hospedagem, alimentação e comércio.

Diante da perspectiva, o prefeito Leandro Cezar celebra a iniciativa da UFC, que, segundo ele, também é resultado de uma solicitação da administração local ao Executivo federal. “O governo municipal está muito satisfeito com a parceria. [...] O estudo deve descobrir quais medidas e intervenções deverão ser feitas para diminuir estes impactos sem prejudicar o meio ambiente e, principalmente, não interferir nas belezas naturais da praia de Jericoacoara.”

Para a Sema, Jericoacoara é classificada como um
Foto: Reprodução/PCEC/Sema.


A importância de encontrar uma solução que preserve o aspecto natural do ponto turístico também é ressaltada pelo diretor do Consempjeri, Fábio Nobre. "Era um pleito tanto da comunidade, do conselho comunitário, dos moradores, quanto também dos empresários, para que essa solução fosse feita com critério, para que se atingisse uma solução, por exemplo, que não [seja] uma coisa que dê uma cara artificial à praia."




(Diário do Nordeste)

Dupla é presa no CE após sequestrar mulher e capotar carro na fuga

Dupla é presa após sequestrar mulher e capotar carro da vítima durante a fuga em Fortaleza. — Foto: William Santos/ SVM
Dupla é presa após sequestrar mulher e capotar carro da vítima durante a fuga em Fortaleza. — Foto: William Santos/ SVM
 



Dois homens foram presos após sequestrar uma mulher e capotar o carro da vítima durante a fuga no cruzamento da Avenida Júlio Ventura com a Rua Silva Paulet, no Bairro Aldeota , em Fortaleza, na noite desta terça-feira (23).

Segundo a vítima, uma analista contábil que terá a identidade preservada, ela saiu do trabalho por volta das 19h30 e seguia para casa. No cruzamento da Avenida Domingos Olímpio com a Rua Dona Leopoldina, ela foi rendida pelos dois criminosos.

"Um deles estava com um revólver e mandou eu ir para o banco do passageiro. Depois o que ficou no volante mandou eu passar para o banco de trás e fiquei ao lado do que estava armado", disse a analista.

Ainda conforme a mulher, os criminosos estavam bastante nervosos e falavam que precisavam ir para um endereço na Praia do Futuro.

"Eles ficavam dizendo que precisavam ir para a Praia do Futuro, que estavam procurando ouro e não iriam fazer nada comigo. Cheguei a pedir que me soltassem, que eles podiam levar o carro, mas eles não aceitaram e seguiram em direção ao Centro", relembrou a vítima, em entrevista ao g1.

No trajeto, um veículo da polícia suspeitou da atitude e passou a perseguir o automóvel, que trafegava em alta velocidade.

Na fuga, os criminosos atingiram um carro, seguiram na Avenida Júlio Ventura, até colidirem em um segundo veículo. Com o impacto, o carro que os suspeitos estavam com a refém rodou na pista e capotou.

"Na delegacia, os policiais disseram que a viatura estava a 130 quilômetros por hora e eles [criminosos] estavam ainda mais rápido. Poderia ter sido muito trágico, pois eles não respeitaram nenhum sinal, qualquer pessoa que passasse ali na frente seria um impacto muito grande. O carro rodopiou umas cinco vezes na pista até capotar", disse a mulher.

Após o acidente, a vítima e os dois criminosos ficaram presos no veículo e saíram com a ajuda dos policiais militares. Eles tiveram apenas ferimentos leves.

Os criminisos foram levados a uma delegacia, e a arma usada pelos suspeitos foi apreendida. 


(G1/CE)

Ex-namorado é preso por suspeita de matar universitária em Morrinhos


 



A Políci Civil prendeu nesta terça-feira (23), na cidade de Bela Cruz, no interior do Ceará, o ex-namorado da universitária Ana Rerica de Messias, de 19 anos, por feminicídio

Segundo as investigações da polícia, o homem de 18 anos, que não teve a identidade informada, atraiu a vítima para um local ermo e, após uma discussão, atacou a jovem. A universitária e o suspeito tiveram um breve relacionamento amoroso, que já havia terminado na época em quem a vítima foi morta.

Além do mandado de prisão preventiva, os policiais civis cumpriram outros três mandados de busca e apreensão, sendo um na residência do investigado e os demais em outros imóveis vinculados a familiares do suspeito.

"Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares e outros objetos que poderão contribuir para o aprofundamento das investigações e corroborar as provas já reunidas no inquérito policial", disse a Polícia Civil.

A ação foi realizada por meio da Delegacia de Polícia Civil de Marco, com apoio das unidades de Bela Cruz e Acaraú.

Univesitária Ana Rerica de Messias, de 19 anos, foi encontrada morta em via pública na cidade de Morrinhos, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal
Univesitária Ana Rerica de Messias, de 19 anos, foi encontrada morta em via pública na cidade de Morrinhos, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal



Quem era a vítima


Familiares descreveram Ana Rerica como muito querida e bastante esforçada. Além de trabalhar em uma escola, ela também estudava e frequentava a igreja.

O irmão da jovem, André Messias, de 21 anos, disse que ao g1 que Ana Rerica tinha uma rotina dividida entre trabalho, igreja e amigos. Pela manhã, ela atuava como Profissional de Apoio a Crianças com Necessidades Especiais na rede municipal de ensino.

No início da tarde, a jovem dava aulas de reforço e entre o fim da tarde e o início da noite ajudava em uma loja de uma tia. Ela frequentava a igreja Assembleia de Deus Bela Vista e cursava uma graduação em Pedagogia online.

No tempo livre, ela gostava de visitar os amigos e andar de moto na cidade de pouco mais de 20 mil habitantes. Na noite em que foi morta, a jovem havia saído justamente para dar uma volta.

Além disso, a universitária era muito querida no trabalho pois se dava bem com crianças -- inclusive, já tinha feito alguns bicos como babá para conhecidos.

"Sempre trabalhou com crianças, sempre se deu bem com criança porque no fundo ainda era uma criança", disse André Messias. "Por isso toda criança que ela trabalhava gostava dela."

Comoção na cidade

O velório de Ana Rérica ocorreu no dia 30 de maio, na igreja que ela frequentava. Antes da jovem ser enterrada, foi feito o cortejo fúnebre da igreja para o cemitério.

O momento foi acompanhado por dezenas de pessoas, alguns com cartazes que pediam justiça pela universitária.

A instituição onde Ana Rerica trabalhava publicou uma nota de pesar lamentando a morte da funcionária e destacando as qualidades da jovem.

"Rerica sempre foi uma pessoa extremamente meiga, dedicada e carinhosa, deixando sua marca no coração de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela, especialmente nossas crianças, que recebiam seu cuidado com tanto amor", diz a nota. 


(G1/CE)

Operação Vesta: Polícia Civil prende seis pessoas durante ação contra grupo criminoso em Caucaia

 



A Operação Vesta, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) nesta terça-feira (23), resultou na prisão de seis pessoas investigadas por participação em um grupo criminoso com atuação em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A investigação apura crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, ocupação irregular de imóveis e deslocamentos forçados.

A ofensiva foi coordenada pela 1ª Delegacia Seccional da Região Metropolitana e mobilizou 15 equipes operacionais da Polícia Civil em diferentes pontos do município. Além das prisões, os policiais também cumprem mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Segundo a PCCE, a operação tem como objetivo desarticular a estrutura do grupo investigado. As apurações indicam que os suspeitos atuariam de forma organizada, com divisão de funções e participação em atividades financeiras relacionadas aos crimes investigados.

O que é a Operação Vesta

A Operação Vesta faz parte das ações da Polícia Civil voltadas ao combate ao crime organizado no Ceará. As diligências começaram ainda nas primeiras horas da manhã e seguem em andamento ao longo desta terça-feira.

De acordo com a investigação, os alvos da operação são suspeitos de integrar um grupo criminoso com atuação concentrada em Caucaia. A corporação também investiga movimentações financeiras ligadas à lavagem de dinheiro e à manutenção das atividades ilícitas.

Entre os crimes investigados estão ainda casos de ocupação irregular de imóveis e deslocamentos forçados. Esse tipo de prática ocorre quando moradores são pressionados ou obrigados a deixar áreas dominadas por organizações criminosas.

Prisões em Caucaia e investigação da Polícia Civil

Até a última atualização divulgada pela Polícia Civil, seis pessoas haviam sido capturadas durante a Operação Vesta. As prisões ocorreram durante o cumprimento de mandados judiciais em Caucaia e em outros municípios ligados à investigação. A corporação ainda não divulgou a identidade dos suspeitos nem informou se houve apreensão de drogas, armas, dinheiro ou outros materiais.

As equipes policiais continuam em diligências para localizar outros possíveis envolvidos e aprofundar as investigações relacionadas ao grupo criminoso. Caucaia aparece frequentemente em operações de segurança pública devido aos registros de crimes ligados ao tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas. O município é um dos mais populosos do Ceará e integra a Região Metropolitana de Fortaleza.

Mulher suspeita de movimentar dinheiro do grupo foi presa em Iguatu

Entre os presos está uma mulher capturada no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Segundo a investigação, ela seria responsável pela movimentação financeira da organização criminosa. A suspeita é investigada por participação na administração de recursos relacionados às atividades ilegais apuradas pela Polícia Civil, especialmente na circulação de valores supostamente obtidos de forma ilícita. A prisão fora da Região Metropolitana reforça a suspeita de que o grupo possuía atuação articulada em diferentes áreas do estado.

Operação segue em andamento no Ceará

A Polícia Civil informou que as diligências da operação continuam ao longo do dia. Novas informações devem ser divulgadas após o avanço das investigações e a conclusão do cumprimento dos mandados judiciais. A corporação destacou que a ofensiva integra as ações permanentes de enfrentamento às organizações criminosas no Ceará. Além das prisões, o objetivo é reunir provas que possam fortalecer os inquéritos em andamento e subsidiar novas medidas judiciais.



(GC+) 

PIB do Ceará cresce 1,9% no 1º trimestre de 2026, acima da média nacional


 


A economia cearense cresceu 1,93% no primeiro trimestre de 2026 em comparação a igua período do ano passado. O resultado fica ligeiramente acima do registrado nacionalmente neste mesmo comparativo, pois o PIB brasileiro se expandiu 1,8%.

No fechamento de 2025, o PIB do Ceará havia avançado 2,87%, contra 2,3% em âmbito nacional.

"É o reflexo de um estado que mantém as contas em dia, investe e cria um ambiente favorável para crescer cada vez mais", comentou o governador Elmano de Freitas.

Participação no PIB nacional

O Estado tem como desafio ampliar sua fatia na pizza da economia brasileira, que hoje gira em torno de 2%. Investimentos multibilionários, como o data center do TikTok e empreendimentos de energias renováveis, podem turbinar o PIB estadual nos próximos anos.

O detalhamento do desempenho da economia cearense no 1º tri deste ano será divulgado ainda nesta terça-feira (23) à tarde pelo Ipece.


(Diário do Nordeste)

Acusado pela morte de turista que seguiu GPS e entrou em área dominada pelo CV é condenado no Ceará

 



O Tribunal Popular do Júri condenou nesta segunda-feira (22) um dos acusados pelo assassinato do turista do Piauí, Aldete Rogério Saldanha, alvejado por tiros em Fortaleza após seguir o GPS e entrar em uma área dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV). 

O segundo denunciado pelo crime foi inocentado pelo homicídio, mas condenado por integrar organização criminosa. O ataque aconteceu no dia 11 de agosto de 2024, na Comunidade do Oitão Preto, no Centro de Fortaleza. 

Francisco Kauã Lobato da Silva, o 'Cachorrinho', deve cumprir pena de 35 anos e nove meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo homicídio e duas tentativas de homicídio, além do crime de organização criminosa.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Kauã ainda deverá pagar o valor de R$ 10 mil a cada uma das duas vítimas sobreviventes e R$ 40,5 mil aos familiares do turista morto. O réu foi absolvido pelos crimes de roubo e corrupção de menores.

Já Igor Victor da Silva Fernandes foi absolvido pelos crimes de homicídio consumado e tentado, corrupção de menores e roubo. Igor foi condenado a seis anos e quatro meses de prisão por integrar organização criminosa, e pode cumprir a pena em regime semiaberto.

Relembre o crime 

O turista e outros colegas estavam a caminho de um hotel e estavam na Capital cearense para participar de um evento para fazer negócios. Eles haviam saído em uma caminhonete com placas de Teresina (PI), e seguiam o GPS para chegar ao hotel.

Antes de conseguirem chegar ao local, o motorista do carro perdeu um acesso e acabou entrando no Oitão Preto. No local, estariam 'Cachorrinho', 'Igor Café', 'Raphael Café' e uma adolescente não identificada. Os criminosos haviam colocado uma barricada para dificultar a circulação pela região, mas o turista não parou o carro.

Segundo as investigações policiais, os turistas se depararam com "pessoas que estavam fazendo uso de entorpecentes na entrada da comunidade", que "passaram a arremessar pedras na direção do veículo". "Ao tentarem fugir, as vítimas entraram ainda mais na comunidade e ultrapassaram uma barricada, que dificultava a circulação na via", diz o documento.

Os criminosos começaram a atirar contra a caminhonete, e a vítima, que estava no banco de trás, foi atingida e morreu ainda dentro do veículo. 

A denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE) aponta que as vítimas eram empresários do ramo de autopeças. Eles levavam uma quantia de R$ 8 mil em dinheiro vivo, que foi roubada pelos executores do crime. 



(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas do mês