Vereadores de Santana do Acaraú decidem não cassar mandato de prefeito suspeito de assassinato


Os moradores do município de Santana do Acaraú, a 260 km de Fortaleza, estão sem prefeito após Marcelo Arcanjo (MDB), atual gestor da cidade, ter sido acusado de assassinar um ex-funcionário da prefeitura. A vice Janderlúcia Farias não pode ocupar o cargo porque o mandato de Arcanjo precisa ser cassado pelo poder legislativo. Os vereadores optaram por esperar a decisão da Justiça, informou a Jangadeiro FM.

De acordo com o vereador da oposição Domingos Sávio (PV), a vice deveria tomar posse nesta sexta-feira (31), mas não será possível porque os outros parlamentares alegaram ser o dia de folga, por ser a última sexta-feira do mês. O parlamentar propôs uma sessão extraordinária para a última quinta-feira, mas 11 vereadores se posicionaram contra.

“O nosso presidente da Câmara ainda não se manifestou. Eu já convoquei uma reunião para esta sexta com os demais vereadores. Estamos com dificuldade. A priori não vamos pedir a cassação”, comentou Domingos em entrevista à Jangadeiro FM.
Por enquanto, os parlamentares do município estão de folga, pois o presidente, José Célio Carneiro (PDT), afirmou que não vai realizar uma sessão extraordinária. Por esse motivo, vai esperar os 15 dias permitidos pela lei orgânica do município.

Para a cientista política Carla Michele Quaresma, quem sofre com essa situação é a população, pois a paralisação dos vereadores traz prejuízos à cidade. “De fato, a Câmara precisa tomar medidas cabíveis porque uma cidade não pode ficar sem a administração. Nesse caso, a cidade fica completamente sem essas funções”, ressaltou Michele.

Até o momento, o prefeito se encontra foragido desde o homicídio, que aconteceu na noite desta quarta-feira (29). A fuga teria sido para não ser preso em flagrante, que termina após 48h do crime.


Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas