DIA D de vacinação contra sarampo será neste sábado (15/02) em Ipu


Os postos de saúde, incluindo o da Várzea do Giló de todo o município de Ipu, estarão abertos neste sábado (15/02) para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo. O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em todo o estado a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou a primeira fase nesta segunda-feira, (10/02). Nessa primeira etapa, a iniciativa tem como público alvo crianças e jovens dos 5 aos 19 anos de idade, que nunca tomaram dose da vacina ou possuem o esquema incompleto. O objetivo é fazer o resgate da vacinação, contribuindo para o menor risco de circulação do vírus no País. 

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida a partir do contato com gotículas de secreção, quando uma pessoa infectada tosse, fala, ou respira próxima de pessoas sem imunidade contra o vírus

Estima-se que no Ceará cerca de 131.472 mil pessoas ainda não foram vacinadas contra o vírus do Sarampo, conforme dados do Ministério da Saúde divulgados pela Sesa.

Devem procurar um posto de saúde para garantir proteção, pessoas da faixa etária entre 5 a 19 anos, portando cartão de vacinação. Para quem perdeu ou não possui o cartão de vacina, há a alternativa de levar a carteira de identidade ou certidão de nascimento, acompanhada de comprovante de residência.  





Postagens mais visitadas