Trump é absolvido das acusações em processo de impeachment pelo Senado dos EUA


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi absolvido nesta quarta-feira (5) no Senado no julgamento de impeachment, com o apoio de praticamente todos os republicanos, maioria na casa.

Dos 100 senadores, 52 republicanos consideraram o presidente inocente de abuso de poder (apenas Mitt Romney votou contra, ao lado dos democratas) e 53 o livraram da acusação de obstrução do Congresso, no processo iniciado em 18 de dezembro na Câmara de Representantes controlada pelo Partido Democrata.

Embora o caso tenha dividido o país, não parece ter prejudicado a imagem do mandatário entre os seus partidários, em um período crucial no qual busca a reeleição.

Trump foi denunciado ao Congresso pela maioria democrata da Câmara de Representantes por abuso de poder e obstrução em dezembro do último ano.
Sem unanimidade

Apesar da vitória no Senado, controlado pelos republicanos, a decisão não foi unânime dentro do Partido Republicano.

Momentos antes do início da votação, o senador republicano por Utah Mitt Romney disse que votará pela condenação de Trump.

"O presidente é culpado de um abuso chocante da confiança pública", disse o ex-candidato à Presidência em 2012 em um discurso no Senado.

"Corromper uma eleição para se manter no poder talvez seja a violação mais abusiva e destrutiva do juramento ao cargo de alguém que eu possa imaginar", acrescentou.




UOL

Postagens mais visitadas